Opositor joga água em premiê de Kosovo e inicia briga no Parlamento

Políticas do líder em relação a tensões étnicas no norte são alvo de críticos e já prejudicaram elo com antigos aliados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Parlamento de Kosovo foi palco de uma briga generalizada nesta quinta (13) após um deputado da oposição jogar água no primeiro-ministro. Naquele momento, o premiê nacionalista Albin Kurti falava sobre medidas para diminuir as tensões étnicas no norte do país.

Há muito opositores criticam a forma como Kurti lida com o tema, que inclusive já prejudicou relações com antigos aliados ocidentais, como os Estados Unidos e a União Europeia.

Legisladores de Kosovo entram em confronto com membros do governo no Parlamento - AFP

Um vídeo mostra quando Mergim Lushtaku, do Partido Democrático de Kosovo, aproxima-se e joga água no premiê e em seu vice. A briga, então, cresce quando outros membros da oposição e da coalizão governista se aproximam. Kurti foi afastado enquanto legisladores de ambos os lados se atacavam até a intervenção da polícia. De acordo com a mídia local, o premiê precisou ser escoltado para o lado de fora.

A tensão no norte do país se intensificou recentemente, quando prefeitos de etnia albanesa assumiram seus cargos na região após as eleições de abril —boicotadas pelos sérvios, que exigem a implementação de um acordo firmado há uma década para lhes dar mais autonomia. Os albaneses são 90% da população do Kosovo, enquanto os sérvios representam cerca de 5%.

Em maio, confrontos entre sérvios e policiais deixaram dezenas de pessoas feridas na região, o que trouxe à memória da população a onda de violência do final da década de 1990, que matou mais de 10 mil pessoas. De acordo com a Otan, 93 dos soldados da sua força de paz que estão no país ficaram feridos em confrontos no final de maio.

A tensão era crescente nos últimos dias, antes do estopim desta quinta-feira. Na quarta (12), Kurti disse ter concordado com a UE em reduzir a presença policial no norte e afirmou que realizaria novas eleições locais. O anúncio, de acordo com o jornal The Guardian, irritou a oposição, segundo a qual o premiê avançou e colocou em risco a diplomacia do país para recuar mais tarde.

Kosovo está mergulhado há três dias em um debate público sobre uma conversa de junho do ano passado entre a presidente do partido de Kurti, Mimoza Kusari-Lila, e o então legislador sérvio Slavko Simic. Na gravação do diálogo, publicada nesta semana pelo site local Nacionale, é possível ouvir Kusari dizendo que já falou ao telefone com um funcionário sérvio sancionado pelos EUA por crime organizado e atividades corruptas, Milan Radojcic. Ele também é procurado pelas autoridades de Kosovo.

Após a briga, o presidente do Parlamento, Glauk Konjufca, ordenou o adiamento da sessão por duas horas. "O que aconteceu no Parlamento do Kosovo é inaceitável e o uso da violência, punível", afirmou.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.