Descrição de chapéu América Latina

Presidente da Colômbia é chamado de 'Petro Barbie' após divulgar vídeo inspirado em filme

Publicação para celebrar independência do país foi excluída após avalanche de críticas nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e sua vice, Francia Márquez, viraram alvos de críticas e memes nesta segunda-feira (17) depois da divulgação de um vídeo com trechos do filme da boneca Barbie para marcar a independência do país, comemorada em 20 de julho.

O post, publicado na conta do governo no TikTok, foi excluído após a repercussão negativa. No vídeo, fotos de Petro e Márquez são intercaladas com imagens do longa, que também estreia em 20 de julho.

Gustavo Petro vestido de rosa em vídeo divulgado pelo governo com trechos do filme Barbie
Gustavo Petro vestido de rosa em vídeo divulgado pelo governo com trechos do filme Barbie - Reprodução/Twitter

O vídeo começa mostrando os pés da Barbie. Ela tira o salto alto rosa e fica na ponta dos pés. Em seguida, Petro aparece de botas em áreas alagadas e lamacentas. "Neste dia 20 de julho, o governo da mudança chega a San Andrés. Vamos celebrar nossa soberania. Esperamos vocês", diz trecho da publicação.

A publicação viralizou, e o presidente passou a ser chamado de "Petro Barbie" nas redes. Muitas pessoas criticaram a publicação porque não existe relação entre o filme e a independência colombiana.

"Com o ridículo de #PetroBarbie eles querem o quê? Encobrir o massacre de 54 [pessoas] neste desgoverno?", escreveu o advogado Enrique Gómez, que disputou a eleição presidencial em 2022 contra Petro, referindo-se a ativistas assassinados na Colômbia neste ano.

Algumas pessoas compararam a publicação a ações feitas pela ditadura da Venezuela. No ano passado, o regime distribuiu para crianças em comunidades pobres os bonecos Súper Bigote (super bigode) e Cilita, inspirados no líder do país, Nicolás Maduro, e na primeira-dama Cilia Flores.

O desfile das Forças Armadas da Colômbia e os atos comemorativos realizados em 20 de julho foram transferidos neste ano para a ilha de San Andrés, onde o presidente colombiano planeja comemorar a decisão da Corte Internacional de Justiça sobre uma disputa que o país mantém com a Nicarágua.

A corte rejeitou na semana passada as pretensões do regime nicaraguense de expandir sua plataforma continental no Caribe, numa área rica em petróleo e recursos de pesca. A decisão confirmou os limites estabelecidos em novembro de 2012, quando o mesmo tribunal decidiu que a soberania de várias ilhas na região, incluindo San Andrés, pertence aos colombianos.

Não é a primeira vez que o filme da boneca Barbie provoca polêmica entre líderes políticos. O Vietnã, por exemplo, proibiu a exibição do filme nos cinemas porque a produção exibe um mapa que atribui a soberania do Mar do Sul da China, uma zona marítima disputada, à China.

Em "Barbie", a boneca ganha um filme protagonizado por Margot Robbie. Na trama, Barbie passa por uma crise de identidade e vai para o mundo real, junto a seu parceiro Ken, vivido por Ryan Gosling.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.