Descrição de chapéu China

Tufão Doksuri causa 2 mortes em Pequim e transforma rodovias em rios

Tempestade força retirada de mais de 31 mil pessoas, fecha rodovias, paralisa obras e cancela voos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | Reuters

O tufão Doksuri continua a provocar danos na China após um fim de semana de recordes de chuva.

A tempestade, a mais potente a atingir o país neste ano, matou duas pessoas em Pequim e obrigou a cidade de 22 milhões de habitantes a paralisar boa parte das suas atividades nesta segunda-feira (31).

Pessoas assistem ao transbordamento do rio Yongding após fortes chuvas em Pequim, na China
Pessoas assistem ao transbordamento do rio Yongding após fortes chuvas em Pequim, na China - China Daily via Reuters

A área mais afetada foi um distrito a oeste da capital, Mentougou, onde a chuva chegou a atingir 580 mm —a precipitação média entre a noite de sábado e a manhã de segunda-feira em Pequim foi de cerca de 170 mm. Foi lá que os dois corpos foram encontrados, boiando em um rio, durante uma operação de emergência na madrugada que envolveu a retirada de mais de 31 mil pessoas de suas casas.

Enquanto isso, mais de 4.000 obras foram suspensas, e 358 ruas registraram danos. Em algumas delas, a corrente era tão forte que carregava os carros estacionados, parcialmente submersos.

Aeroportos e estações ferroviárias da capital também foram impactados. Segundo o aplicativo Flight Master, os dois aeroportos da capital cancelaram mais de 200 voos e adiaram outros 600 na tarde desta segunda-feira. Passageiros de trens ficaram presos dentro dos veículos durante a noite, e as autoridades tiveram que enviar funcionários para distribuir água potável e comida aos presentes.

Chuvas fortes ainda foram registradas em outras regiões da China. Na província de Hebei, no norte, uma ponte de carga na capital, Shijiazhuang, foi arrastada pelo rio. A mesma situação aconteceu em Baoding, também em Hebei, onde 55 mil pessoas tiveram de ser retiradas. Dois caminhões atravessavam a estrutura no momento do incidente, porém, e um dos motoristas continua desaparecido.

O Doksuri aterrissou na China na sexta-feira (28), tendo passado antes pela ilha de Taiwan e pelas Filipinas. Ele foi um dos poucos tufões que chegaram a Pequim desde que os registros começaram a ser feitos, em 1951 —um deles, em 1956, foi o de maior impacto, com precipitações de quase 300 mm.

O tufão, porém, está enfraquecendo e foi rebaixado a depressão tropical. Meteorologistas alertam, porém, que outro tufão, o Khanun, está prestes a atingir a densamente povoada costa chinesa. Segundo as autoridades, a nova tempestade pode piorar os prejuízos já causados pelo Doksuri a diversas plantações.

Dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da ONU para questões do clima, indicam que eventos climáticos extremos como secas, enchentes, deslizamentos de terra, tempestades e incêndios mais do que triplicaram ao longo dos últimos 50 anos em consequência do aquecimento global.

A Ásia foi o continente mais afetado, contabilizando mais de 3.400 desastres nesse período, responsáveis por quase 1 milhão de mortes. Outro órgão ligado à ONU, o IPCC (Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima), diz que hoje é inequívoco que parte dessas mudanças foi gerada por ações humanas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.