Cidade na Polônia desloca 14 mil moradores após descobrir bomba da 2ª Guerra; veja explosão

Militares levaram artefato até base próxima e fizeram detonação controlada em Lublin, a 150 km de Varsóvia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boa Vista

Trabalhadores na Polônia encontraram uma bomba não detonada de 250 quilos em um canteiro de obras na cidade de Lublin (150 km a sudeste de Varsóvia). Especialistas avaliam que o artefato provavelmente é de período relativo à Segunda Guerra Mundial.

O Comando Geral das Forças Armadas da Polônia compartilhou o momento em que o artefato foi destruído em uma explosão controlada em campo de treinamento militar fora da cidade, nesta sexta-feira (11). Veja vídeo do momento da detonação abaixo.

Cerca de 14 mil residentes do município de aproximadamente 340 mil habitantes foram retirados de suas casas para que as Forças Armadas retirassem o explosivo. A mobilização contou com a guarda municipal, polícia, bombeiros e funcionários do apoio a família, que instruíram moradores a desligar o fornecimento de gás, água e eletricidade de suas casas, fechar portas e janelas e levarem consigo documentos de identidade e medicamentos.

Explosão controlada de bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial encontrada em canteiro de obras em Lublin, no leste da Polônia
Explosão controlada de bomba não detonada da Segunda Guerra Mundial encontrada em canteiro de obras em Lublin, no leste da Polônia - Reprodução/Twitter

Moradores foram avisados de que a ação duraria duas horas, de acordo com publicações da Prefeitura em rede social, e depois levados a uma arena da cidade, a clínicas e uma escola, esvaziada em razão das férias de verão. As autoridades bloquearam ruas e avenidas da área para minimizar riscos durante o transporte do artefato.

Mais tarde, o município confirmou via X (antigo Twitter) que a bomba tinha sido removida com sucesso e os moradores poderiam voltar às suas casas.

Moradoras de Lublin, no leste da Polônia, são avisadas de plano de evacuação para retirada de bomba não detonada possivelmente do período da Segunda Guerra Mundial
Moradoras de Lublin, no leste da Polônia, são avisadas de plano de evacuação para retirada de bomba não detonada possivelmente do período da Segunda Guerra Mundial - Reprodução/Facebook

O local onde o explosivo foi encontrado abrigava antes do conflito europeu um aeroporto e uma fábrica de aviões, e pode ter sido alvo de bombardeios. Sob ocupação nazista, segundo a Associated Press, a região também abrigou uma prisão e um campo de trabalhos forçados.

Bombas como a encontrada em Lublin são encontradas com alguma frequência por toda a Europa. Em 2019, uma enorme cratera se formou depois que um material com peso semelhante ao do objeto descoberto na Polônia explodiu em Limburg, na região central da Alemanha.

Em fevereiro deste ano, outra bomba, de proporções semelhantes, detonou em Great Yarmouth, no leste da Inglaterra, em ação não planejada que, no entanto, estava em área isolada e não deixou feridos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.