Queda de ponte em construção na Índia mata ao menos 26 pessoas

Cerca de 40 trabalhadores estavam na estrutura, segundo imprensa local; autoridades investigam incidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guwahati (Índia) | Reuters

Uma ponte ferroviária em construção na Índia desabou nesta quarta-feira (23), matando pelo menos 26 trabalhadores e ferindo dois, segundo a polícia, enquanto as autoridades iniciaram uma investigação.

O acidente ocorreu em Sairang, no estado de Mizoram. A imprensa indiana diz que cerca de 40 operários estavam na ponte no momento em que a estrutura desabou, mas a polícia confirmou a presença de 28.

Segundo um oficial da polícia estadual que não quis ser identificado, as equipes de resgate encontraram 13 corpos até o início da tarde, no horário local, e seguiam tentando recuperar os corpos restantes.

Ponte ferroviária que desabou no estado de Mizoram, na Índia
Ponte ferroviária que desabou no estado de Mizoram, na Índia - AFP

A Northeast Frontier Railway (NRF, na sigla em inglês), responsável pela estrutura, disse que o acidente ocorreu durante o trabalho da Nova Linha Bhairbi-Sairang, que, de acordo com a empresa, conectará Mizoram ao resto do país, impulsionando "o turismo e o desenvolvimento socioeconômico".

Imagens divulgadas pela imprensa local mostram uma estrutura de metal caída entre colunas de suporte. Um "comitê de inquérito de alto nível" foi criado para definir as causas da queda, segundo a NRF. O premiê da Índia, Narendra Modi, disse que "toda assistência possível" será fornecida às pessoas impactadas. Segundo ele, o governo indenizará as famílias das vítimas com valor equivalente a R$ 11,8 mil.

O extenso sistema ferroviário da Índia é usado por milhões de pessoas todos os dias. O governo lançou trens de alta velocidade como parte dos planos de modernizar a rede, mas críticos afirmam que as autoridades não têm dado atenção suficiente à segurança e à atualização da infraestrutura envelhecida.

Pelo menos 288 pessoas morreram em junho no pior acidente ferroviário da Índia em mais de duas décadas. O acidente foi atribuído a uma falha no sinal. Já em outubro do ano passado, uma ponte suspensa da era colonial também desabou no estado ocidental de Gujarat, matando 135 pessoas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.