Descrição de chapéu Deutsche Welle União Europeia

Alemanha bane grupo neonazista que doutrinava crianças

Segundo investigação, organização ensinava seus membros como escolher cônjuges 'apropriados'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

DW

O governo da Alemanha baniu nesta quarta-feira (27) um grupo de extremistas de direita chamado Artgemeinschaft (Comunidade de Espécies, em português), que mirava a doutrinação de crianças. No mesmo dia, a polícia realizou operações de busca e apreensão em residências de membros da organização em 12 dos 16 estados do país.

Policiais vasculham apartamento durante operação na Alemanha
Policiais vasculham apartamento durante operação na Alemanha - Justin Brosch/dpa/picture alliance

Um comunicado do Ministério do Interior informou o banimento do Artgemeinschaft, uma associação pagã neonazista e antidemocrática formada por cerca de 150 pessoas, além de todas as suas subdivisões, de nomes como Gefährtschaften (Eixo dos Companheiros), Gilden (Guilda ou Corporação), Freundeskreise (Círculo de Amigos), e Familienwerk (Obra Familiar).

"Banimos uma associação sectária, profundamente racista e antissemita", disse em nota a ministra do Interior, Nancy Faeser. "Esse é mais um duro golpe contra o extremismo de direita e aqueles que continuam a espalhar ideologias nazistas até os dias atuais."

Faeser disse que o grupo, fundado em 1951, tentava doutrinar crianças e jovens com sua ideologia nazista e antidemocrática, sob a fachada de um credo pseudo-religioso germânico. A associação distribuía livros infantis com conteúdo antissemita, incluindo vários títulos da época do nazismo.

O objetivo central do grupo era a preservação e a promoção de um tipo de doutrina racial que se equivale ao termo "raça" na forma como era utilizado pelos nazistas. O simbolismo, as narrativas contrárias à ordem constitucional e as atividades do grupo também demonstram semelhanças com a ideologia do nazismo, afirma o comunicado do ministério.

Eles ensinavam seus membros como escolher cônjuges "apropriados", dentro dos biotipos da Europa central e do norte, de modo a transmitir a formação genética "correta", de acordo com a ideologia racista do grupo. Pessoas de outras origens eram consideradas degradadas, segundo o Ministério do Interior.

Nas buscas realizadas nesta quarta foram encontradas armas de fogo, coletes à prova de balas, ouro, dinheiro em espécie e material de conteúdo extremista. Faeser informou que também foram apreendidas algumas balestras (arma com um arco de flechas) e duas licenças de posse de arma foram revogadas.

Os policiais ainda recolheram medalhas, bandeiras e bustos associados ao nazismo. Segundo a ministra, em torno de 700 agentes dos serviços de segurança participaram das operações.

O banimento do grupo já era preparado há mais de um ano, com base em investigações realizadas pelo Departamento de Proteção à Constituição, o serviço de inteligência responsável por conter riscos à segurança interna da Alemanha.

Na semana passada, o governo alemão baniu o grupo neonazista Hammerskins Germany, também realizando buscas nas residências de dezenas de membros. A organização, uma ramificação de uma associação extremista de direita dos Estados Unidos, teve papel central na cena neonazista europeia nos últimos anos.

O Hammerskins era conhecido pelos shows de rock de supremacia branca, divulgou o Ministério do Interior. O grupo, com cerca de 130 membros, pretendia difundir "uma doutrina racial baseada na ideologia nazista".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.