Ataque a tiros na Holanda deixa pelo menos três mortos, diz polícia

Suspeito de 32 anos abriu fogo em hospital universitário de Roterdã onde estudava e foi preso; professor está entre vítimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um ataque a tiros em um hospital universitário e em uma residência de Roterdã, na Holanda, deixou pelo menos três pessoas mortas nesta quinta-feira (28), segundo autoridades locais.

Um suspeito de ser o atirador foi preso após o ataque, durante a tarde. De acordo com a polícia, que não identificou outros agressores, ele tem 32 anos, mora na cidade portuária e usava um colete à prova de balas. Nem as vítimas nem o suspeito foram identificados publicamente.

Policiais participam de operação em hospital de Roterdã após relatos de ataque a tiros - Sem van der Wal - 28.set.23/ANP/AFP

O primeiro relato de tiros chegou às autoridades às 14h25 do horário local. Antes de ir ao hospital, o atirador invadiu uma residência e matou uma mulher de 39 anos. Horas depois, a filha de 14 anos da vítima, que havia sido baleada e estava no hospital em estado grave, também morreu.

Depois, o agressor dirigiu-se ao Rotterdam Medical Center, associado à Universidade Erasmus, onde ele estudava, entrou em uma sala de aula, abriu fogo e matou um educador de 43 anos. Antes de ser preso, ele percorreu outros espaços do hospital e provocou um incêndio. As motivações do agressor, que foi detido em uma saída do prédio, ainda são desconhecidas.

"Nunca pensei que teria que me preocupar com um atirador na Holanda, mas aqui estamos", afirmou pelo X, antigo Twitter, Aleksandra Badura, uma médica do hospital.

A invasão ao centro de saúde causou pânico. Um estudante que falou sob anonimato à emissora RTL Nederland disse ter ouvido quatro ou cinco tiros e depois um barulho de explosão.

"Ficamos chocados com esse incidente horrível", disse o prefeito de Roterdã, Ahmed Aboutaleb. "Minhas condolências vão para as vítimas."

Já o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, agradeceu aos funcionários que atuaram no local. "Os meus pensamentos vão para as vítimas da violência, para seus entes queridos e para todas as pessoas que sentiram medo", afirmou o político no X.

O ministro da Saúde, Ernst Kuipers, também se pronunciou. "Vítimas inocentes foram mortas hoje em um lugar onde todos deveriam se sentir seguros. Atacadas em um lugar onde as pessoas são tratadas e os médicos do futuro são treinados. É difícil compreender", escreveu nas redes sociais.

Segundo o procurador-chefe de Roterdã, Hugo Hillenaar, o suspeito era conhecido pelas autoridades. Em 2021, ele foi processado e condenado por agressão a animais. "Não podemos dizer nada sobre o motivo desse terrível ato neste momento. A investigação ainda está em andamento", afirmou Hillenaar.

Vídeos postados nas redes sociais mostraram a polícia instruindo os estudantes a saírem correndo enquanto agentes fortemente armados chegavam ao local. Uma das gravações mostrou um homem algemado vestindo o que pareciam ser calças camufladas.

Pelo X, a polícia está pedindo para testemunhas enviarem á corporação quaisquer materiais que possam ajudar na investigação.

Roterdã vê um aumento da violência nos últimos anos, embora em situações distintas da ocorrida nesta quinta —os tiroteios na cidade são geralmente atribuídos a acertos de contas entre gangues de traficantes rivais, já que o porto local é uma das principais rotas de entrada de cocaína na Europa.

Com Reuters e AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.