Incêndio em festa de casamento no Iraque deixa ao menos 100 mortos

Fogo teria começado após disparo de fogos de artifício durante celebração; feridos somam 150

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hamdaniyah (Iraque) | AFP e Reuters

Pelo menos 100 pessoas morreram e 150 ficaram feridas num incêndio durante uma festa de casamento no Iraque. Segundo a mídia estatal informou na manhã desta quarta-feira (27) —noite de terça (26) no horário de Brasília— o incidente ocorreu no distrito de Hamdaniya, na província de Nínive.

De acordo com fontes locais, o número confirmado de mortes deve aumentar.

O incêndio atingiu um grande salão de eventos depois que fogos de artifício foram disparados durante a celebração, disse a defesa civil iraquiana.

Corpo de vítima é transportado após incêndio em festa de casamento na província de Níneve, no norte do Iraque
Corpo de vítima é transportado após incêndio em festa de casamento na província de Nínive, no norte do Iraque - Khalid Al-Mousily/Reuters

O vídeo de um correspondente da agência de notícias Reuters no local mostrou bombeiros escalando os destroços carbonizados do prédio em busca de sobreviventes.

No principal hospital de Hamdaniya, uma área predominantemente cristã a leste da metrópole de Mossul, um fotógrafo da agência AFP viu inúmeras ambulâncias chegando com sirenes ligadas. Também havia uma concentração de pessoas, entre familiares das vítimas e voluntários que queriam doar sangue para ajudar nos atendimentos de emergência.

No mesmo local, um caminhão refrigerado, de portas abertas, armazenava dezenas de sacos para cadáveres.

Informações preliminares indicavam que o edifício era feito de materiais de construção altamente inflamáveis, o que teria contribuído para o seu rápido colapso. O premiê do Iraque, Mohammed al-Sudani, ordenou uma investigação sobre o incêndio e solicitou aos funcionários dos ministérios do Interior e da Saúde do país que prestem assistência, afirmou em comunicado.

Ambulâncias e equipes médicas foram enviadas ao local pelas autoridades federais iraquianas e pelas autoridades da região semiautônoma do Curdistão iraquiano, segundo declarações oficiais.

O respeito pelas normas de segurança no Iraque é historicamente falho, tanto nos setores da construção civil como no dos transportes.

Resto da estrutura do local onde incêndio matou ao menos 100 pessoas no Iraque durante festa de casamento
Resto da estrutura do local onde incêndio matou ao menos 100 pessoas no Iraque durante festa de casamento - Khalid Al-Mousily/Reuters

O país, com infraestrutura deterioradas após décadas de conflito, é regularmente palco de incêndios ou acidentes fatais.

Em julho de 2021, um incêndio em uma unidade para tratamento de infectados pela Covid-19 em um hospital no sul do Iraque causou a morte de mais de 60 pessoas. Meses antes, em abril daquele ano, uma explosão de tanques de oxigênio também causou um incêndio em outro hospital em Bagdá dedicado ao tratamento da Covid —mais de 80 pessoas morreram na ocasião.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.