Descrição de chapéu Folha Informações Rússia

Vídeo não mostra Putin criticando Lula após encontro com Zelenski

Post mente ao usar imagens de entrevista dada pelo presidente russo em 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É falso que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tenha criticado Lula (PT) durante entrevista a uma emissora de TV por conta do encontro no dia 20 de setembro de 2023 entre o presidente brasileiro e o ucraniano Volodimir Zelenski.

Um vídeo com uma narração em português que viralizou nas redes sociais mostra, como verificado pelo Projeto Comprova, uma entrevista de Putin à emissora norte-americana CNBC em 13 de outubro de 2021, quase dois anos antes do encontro entre Lula e Zelenski. Putin não menciona nenhum dos dois presidentes em qualquer trecho da entrevista, que dura pouco mais de 20 minutos.

Os presidentes do Brasil e da Ucrânia se reuniram em 20 de setembro de 2023, em Nova York, nos Estados Unidos, onde estavam para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). A reportagem não localizou qualquer registro na imprensa sobre supostas críticas de Putin ao encontro entre os dois.

Lula está à esquerda e, Zelenski, à direita. Os dois estão em pé, se cumprimentando, em ambiente fechado. Há bandeiras de seus respectivos países atrás deles e janelas
Lula cumprimenta Volodimir Zelenski em encontro em Nova York - Ricardo Stuckert/Presidência da República - 20.set.2023/Reuters

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Não foi possível contatar o perfil responsável pela publicação no TikTok porque não há possibilidade de enviar mensagens entre usuários que não se seguem mutuamente. Já o vídeo publicado no X foi retirado do mesmo perfil que publicou o conteúdo no TikTok.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Projeto Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por Estadão e publicada em 25 de setembro pelo Projeto Comprova, coalizão que reúne 41 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, O Povo e Diário do Nordeste.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.