Ataque de drones mata ao menos 100 em academia militar na Síria

Ministro da Defesa havia deixado local minutos antes; regime de Assad revida em áreas rebeldes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Beirute | Reuters

Ao menos cem pessoas morreram em um ataque de drones em uma academia militar na Síria, em Homs (140 km ao norte de Damasco), nesta quinta-feira (5), segundo autoridades. As aeronaves não tripuladas bombardearam o local minutos depois que o ministro da Defesa sírio deixou uma cerimônia de formatura na instituição.

Este é um dos ataques com maior número de mortos já realizados contra uma instalação do Exército sírio. Também é sem precedentes em seu uso de drones armados no país, imerso há 12 anos em uma guerra civil.

Pessoa corre próximo ao local atingido pelo drone; civis e militares morreram na ação em Homs, na Síria
Pessoa corre próximo ao local atingido pelo drone; civis e militares morreram na ação em Homs, na Síria - Reuters/Reprodução

O Ministério da Defesa atribuiu a responsabilidade do ataque a grupos que classificou de terroristas e acusou de serem apoiados por conhecidas forças internacionais. A declaração não aponta, porém, qual organização estaria por trás da ação, e nenhum grupo reivindicou imediatamente sua autoria.

Seja como for, a pasta prometeu, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, responder "com toda a força". Após o incidente, as forças do regime de Bashar al-Assad realizaram ataques aéreos na zona controlada pela oposição em Idlib, no noroeste da Síria. Ao menos seis pessoas morreram nos revides, segundo a Defesa Civil local, e partes da cidade estão sem energia.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou preocupação com a violência no país no Oriente Médio, reforçando que sua declaração se estendia também à retaliação promovida pelo regime.

Imagens compartilhadas com a agência de notícias Reuters pelo WhatsApp mostram pessoas em uniformes e em roupas civis deitadas em poças de sangue em um grande pátio. "Depois da cerimônia, as pessoas desceram para o pátio, e foi quando os explosivos as atingiram. Não sabemos de onde veio o ataque, e os corpos se espalharam pelo chão", disse um homem que ajudou a montar decorações na academia para a ocasião.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos calcula que o ataque tenha deixado mais de cem mortos e cerca de 125 feridos. Dentro do governo sírio, os números divergem. Um oficial na aliança que apoia o regime de Assad também afirmou que o número de mortos é de cerca de cem. Já o ministro da Saúde, Hassan al-Ghobash, informou à TV estatal que 80 pessoas foram mortas, incluindo seis mulheres e seis crianças, e indicou muito mais feridos, aproximadamente 240.

A guerra civil na Síria começou com protestos contra Assad em 2011, em meio à efervescência regional da Primavera Árabe. Ao longo do tempo, porém, transformou-se em uma guerra total que deixou centenas de milhares de mortos e milhões de deslocados internos e refugiados.

O Exército sírio foi enfraquecido pelos combates e passou a depender do apoio militar da Rússia e do Irã, bem como de combatentes apoiados por Teerã no Líbano, Iraque e outros países.

Assad recuperou a maior parte do país, mas uma faixa no norte, na fronteira com a Turquia, ainda é controlada por grupos armados de oposição, incluindo militantes jihadistas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.