Explosão em refinaria ilegal de petróleo na Nigéria deixa ao menos 37 mortos

Instalações do tipo são comuns no país da África, sobretudo no Delta do Níger

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pelo menos 37 pessoas, incluindo duas mulheres grávidas, morreram em uma explosão em uma refinaria ilegal de petróleo ocorrida na Nigéria nesta segunda-feira (2). A informação é de um comunicado do Corpo de Defesa e Segurança Civil (NSCDC) do estado de Rivers, segundo o qual há ainda 25 pessoas feridas.

Refinarias ilegais são um negócio lucrativo na nação africana. Elas são populares sobretudo no Delta do Níger, onde estão a maior parte das instalações de petróleo do país —um dos maiores produtores do combustível fóssil do continente africano.

Local em que refinaria de petróleo ilegal explodiu, em Emohua, no estado de Rivers, na Nigéria - Tife Owolabi/Reuters

Quem trabalha nesses lugares raramente segue padrões de segurança, e incêndios são frequentes. Uma explosão no estado de Imo do ano passado, por exemplo, deixou mais de cem mortos. Também é comum que habitantes simplesmente roubem petróleo dos oleodutos e fervam a substância para extrair combustível em tambores, uma prática muitas vezes fatal.

O incidente de segunda-feira ocorreu na comunidade de Ibaa, em Rivers. Um repórter da agência de notícias Reuters viu os restos de 15 pessoas em um espaço aberto cercado por palmeiras carbonizadas e uma motocicleta.

Abuja tenta há anos reprimir as refinarias ilegais, com pouco êxito. Grupos de defesa do meio ambiente afirmam que um dos obstáculos ao combate à prática é o fato de que muitos políticos e autoridades de segurança recebem propinas para permitir o funcionamento dessas instalações.

Roubos de petróleo bruto, vandalização de oleodutos e disputas judiciais sobre derramamento de petróleo estão levando muitas das grandes petrolíferas que operam na Nigéria a vender seus ativos em terra e em águas rasas e concentrar suas operações em águas profundas.

Com AFP e Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.