Israel é peão do Ocidente, diz Erdogan em ato pró-Palestina com milhares

Presidente da Turquia adota saudosismo do período otomano para defender Gaza e mais uma vez diz que Hamas não é terrorista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma das atuais vozes mais expressivas contra Israel, o líder turco, Recep Tayyip Erdogan, conduziu um protesto com milhares de manifestantes pró-Palestina na cidade de Istambul neste sábado (28) durante o qual voltou a atacar verbalmente Tel Aviv.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, discursa em ato pró-Palestina em Istambul
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, discursa em ato pró-Palestina em Istambul - Dilara Senkaya/Reuters

O presidente que se encaminha para somar 25 anos no poder e para quem o Hamas não é um grupo terrorista disse que Israel age como massa de manobra. "O Ocidente é o responsável pelos massacres em Gaza", afirmou. "Israel é apenas um peão que seria sacrificado quando quiserem e não sobrevive nem três dias sem apoio ocidental."

Calibrando o discurso para a agenda doméstica, seguiu: "O Ocidente apoia o PKK e [Fethullah] Gülen, de modo que Israel também os apoia". O turco se referia, respectivamente, ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão, considerado terrorista por Ancara, e ao clérigo que mora nos EUA e é acusado de liderar a tentativa de golpe contra ele em 2016.

"Aqueles que derramaram lágrimas de crocodilo pelos civis mortos ontem na Guerra da Ucrânia não fazem nada pelas crianças que morreram hoje em Gaza", seguiu Erdogan, que falava para uma multidão que alçava bandeiras da Turquia e da Palestina nos arredores do aeroporto Atatürk.

Após o discurso de Erdorgan, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, anunciou nesta sábado que chamou de volta alguns de seus diplomatas alocados do país.

"Dadas as graves declarações vindas da Turquia, ordenei o regresso dos representantes diplomáticos, a fim de realizar uma reavaliação das relações entre Israel e a Turquia", disse Cohen em um post na rede social X (antigo Twitter).

Ainda que reconheça Israel desde pouco após a declaração de independência do Estado, Ancara mantém uma relação sensível com Tel Aviv, em especial sob o comando de Erdogan.

Após o discurso na marcha pró-Palestina, ele foi ao X, ex-Twitter, falar sobre o assunto. Erdogan disse que, "há apenas um século, Gaza era para esta nação e para este país o que Adana [cidade no sul turco] é".

Trata-se de uma referência histórica: Gaza, assim como demais territórios palestinos ocupados e a região que hoje corresponde a Israel, esteve sob domínio do Império Otomano, desintegrado em 1922, após a Primeira Guerra Mundial. Depois, a região ficou sob domínio do Reino Unido, que a deixaria pouco antes da independência de Israel, em 1948.

Erdogan, assim, emprega uma espécie de o saudosismo do Império Otomano, época de conquistas e esplendor cultural, na qual os sultões governavam um território que ia dos Bálcãs ao Índico e reivindicavam a liderança espiritual do mundo islâmico na região.

"Devemos defender a grande Palestina, apoiar os nossos irmãos palestinos em Gaza, com a determinação de nunca mais permitir que novas Gazas surjam novamente", seguiu ele na rede social.

Erramos: o texto foi alterado

Recep Tayyip Erdogan é presidente da Turquia, não primeiro-ministro, como afirmava versão anterior do título deste texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.