Israel prepara retirada de civis em regiões fronteiriças após ataques terroristas do Hamas

Medida indica intensificação da resposta militar israelense; saldo de mortos passa de mil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dia depois de sofrer seu pior ataque em 50 anos, Israel se preparava neste domingo (8) para retirar civis de áreas próximas às fronteiras com a Faixa de Gaza e com o Líbano. O governo do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, que na véspera declarou guerra contra o grupo extremista islâmico Hamas, agora avalia uma possível incursão por terra contra o enclave palestino, que segue sob intensos bombardeios.

Fumaça e fogo causados por bombardeio de Israel em Gaza - Ahmed Zakout -8.out.23/AFP

Terroristas do Hamas mataram pelo menos 600 israelenses e feriram mais de 2.000 em um ataque surpresa lançado por por terra, água e mar no sábado (7). Também levaram mais de cem reféns israelenses para a Faixa de Gaza. Israel revidou com ataques aéreos e matou 413 palestinos, incluindo 20 crianças, além de deixar 2.300 feridos, de acordo com o Ministério da Saúde palestino.

As autoridades de Israel preparam a retirada de milhares de residentes de 24 localidades no sul do país, perto da fronteira com a Faixa de Gaza. Os moradores da região ainda processavam o choque dos massacres promovidos por terroristas do Hamas e da chuva de milhares de foguetes disparados a partir do enclave palestino na véspera.

O conflito já se espraia para o norte de Israel, que na manhã de domingo sofreu ataques de foguetes do grupo xiita Hizbullah, apoiado pelo Irã. Não havia registros de mortos na ação. Israel revidou com bombardeios no sul do Líbano e ordenou a retirada de moradores da região de fronteira.

Bibi, como o premiê é conhecido, disse neste domingo que o conflito contra o Hamas seria "longo e difícil". Em busca de apoio internacional, ele conversou com telefone com líderes de países do Ocidente como o americano Joe Biden, o britânico Rishi Sunak, o alemão Olaf Scholz e o ucraniano Volodimir Zelenski.

Após os serviços de inteligência terem sido pegos de surpresa pelos ataques terroristas do Hamas, o governo de Israel afirmou que buscará eliminar "capacidades militares e de governo do Hamas e do Jihad Islâmico de uma forma que impediria a sua capacidade e vontade de ameaçar e atacar os cidadãos de Israel durante muitos anos".

O Hamas disse que a ofensiva foi motivada pelos "ataques crescentes" de Israel contra os palestinos na Cisjordânia, em Jerusalém e contra os palestinos nas prisões israelenses.

Na Faixa de Gaza, que concentra 2 milhões de palestinos, moradores relatam desespero sob os bombardeios isralenses. Ao menos 20 mil pessoas buscaram abrigo em escolas administradas pela UNWRA, agência das Nações Unidas que administra campos de refugiados na região.

Segundo a emissora qatari Al Jazeera, um bombardeio da Israel matou ao menos 22 membros de uma mesma família em Khan Younis, no sul do enclave palestino. Os membros da família Abu Daqqa estavam em suas casas quando elas foram atingidas por mísseis israelenses.

Já no Egito, dois turistas israelenses e um guia egípcio foram mortos a tiros na cidade de Alexandria, informou o Ministério das Relações Exteriores de Israel.

Ao menos três brasileiros estão desaparecidos desde sábado em Israel, enquanto outro ficou ferido nos ataques do Hamas, segundo fontes do Itamaraty. O governo do Brasil anunciou que enviará aviões para repatriar cidadãos do país que estão em Israel, nos territórios da Palestina e em outros países do Oriente Médio.

Há estrangeiros entre os reféns levados para a Faixa de Gaza. O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, disse à Fox News que há dezenas de israelenses com cidadania americana entre os reféns. Já o a embaixadora no Reino Unido disse à Sky News que um cidadão britânico foi levado para Gaza. Autoridades do México e da Alemanha disseram suspeitar que cidadãos de seus países também foram sequestrados.


Histórico do conflito

  • 1948: Milhares de refugiados palestinos se estabelecem na Faixa de Gaza em meio à guerra que se seguiu à declaração de independência de Israel. Território passa a ser controlado pelo Egito;
  • 1967: Israel ocupa a Faixa de Gaza e outros territórios árabes na Guerra dos Seis Dias;
  • 1973: Países árabes lançam ataque contra Israel na Guerra do Yom Kippur. Faixa de Gaza segue sob ocupação israelense;
  • 1993: Acordos de Oslo estabelecem compromisso em criar um Estado palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, mas o plano nunca chega a ser cumprido;
  • 2005: Israel anuncia a retirada de colonos judeus e de soldados da Faixa de Gaza;
  • 2007: Grupo extremista islâmico Hamas expulsa rivais do Fatah e passa a governar a Faixa de Gaza. Israel impõe bloqueio por terra, ar e água contra o território;
  • 2008, 2012 e 2014: Guerras recorrentes na Faixa de Gaza envolvendo bombardeios israelenses e disparos de foguetes pelo Hamas deixam milhares de mortos;
  • 2018: Residentes da Faixa de Gaza fazem série de protestos perto da fronteira com Israel, na chamada Marcha do Retorno. Atiradores israelenses matam centenas de manifestantes;
  • 2021: Nova guerra entre Israel e o Hamas deixa centenas de mortos na Faixa de Gaza;
  • 2023: Hamas rompe bloqueio e lança ataque surpresa por terra, água e ar contra Israel, que reage com bombardeios e declaração de guerra;

Com Reuters e AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.