Descrição de chapéu Estados Unidos

EUA reabrem pontes em fronteira com Canadá após descartar terrorismo em explosão de carro

Autoridades falam em 'acidente trágico', 'direção imprudente' e rejeitam hipótese de bomba no veículo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boa Vista

A explosão de um veículo em uma das pontes que cruzem a fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, na região das Cataratas do Niágara, nesta quarta-feira (22) provocou o fechamento desse e de outros três pontos de travessia entre os dois países norte-americanos.

De acordo com a rede americana NBC, citando autoridades com informações sobre o incidente, o veículo tinha dois ocupantes e seguia em alta velocidade até bater contra uma guarita da ponte, pegar fogo e explodir.

Autoridades policiais não encontraram explosivos ou outros dispositivos do tipo no veículo e descartaram, depois de horas de investigação, a hipótese de um ato terrorista. As identidades dos envolvidos não foi divulgada.

Policiais em frente ao local em que veículo explodiu na ponte Rainbow, na fronteira entre EUA e Canadá
Policiais em frente ao local em que veículo explodiu na ponte Rainbow, na fronteira entre EUA e Canadá - Reuters TV

Autoridades locais afirmaram à imprensa americana que duas pessoas morreram e um agente de fronteira ficou ferido na explosão. A a causa do incidente foi a direção imprudente do motorista do veículo e um "trágico acidente", segundo o xerife do condado de Erie.

O escritório regional do FBI em Buffalo, no estado de Nova York, coordenou inicialmente as ações com as autoridades locais, estaduais e federais para investigar a explosão, que ocorreu na ponte Rainbow (arco-íris, em inglês). Na noite desta quarta, as três outras pontes de fronteira fechadas na região (Lewinston-Queenston, Whirlpool e da Paz) foram reabertas.

Mais cedo, quando a situação ainda "estava muito fluida", segundo o FBI, a governadora do estado, a democrata Kathy Hochul, disse que foi informada sobre o incidente e acompanhou de perto a situação, acrescentando na ocasião que "as agências estaduais estão no local e prontas para ajudar".

A Casa Branca havia afirmado que estava "monitorando de perto a situação na fronteira entre EUA e Canadá". Já o premiê do Canadá, Justin Trudeau, dissera que a explosão do veículo representava "uma situação muito grave".

Em resposta ao incidente, a Autoridade de Transporte da Fronteira de Niágara aumentou mecanismos de segurança em toda sua área de atuação. Em comunicado, a agência disse que carros chegando ao aeroporto de Buffalo, que fechou para voos internacionais, passariam por checagens de segurança e viajantes devem se preparar para revistas adicionais no local.

O FBI é o principal órgão com a responsabilidade de investigar danos causados por explosão em locais e propriedades usados para o comércio internacional e entre estados nos EUA. A instituição apura incidentes que sugerem participação de grupos terroristas e colabora com outras agências federais e locais.

A explosão ocorre no dia anterior ao Dia de Ação de Graças, um dos feriados nacionais mais importantes e movimentados dos Estados Unidos.

Com The New York Times e Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.