Descrição de chapéu Equador América Latina

Equador e Colômbia apreendem submarinos que transportavam cocaína

Embarcações foram capturadas no oceano Pacífico em operação conjunta entre os dois países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bogotá (Colômbia) | AFP

Colômbia e Equador anunciaram a apreensão de dois narcossubmarinos neste final de semana em uma operação conjunta. Juntos, os dois semissubmersíveis carregavam quase quatro toneladas de drogas.

Neste domingo (21), a Marinha colombiana informou em comunicado que um narcossubmarino com 15 metros de comprimento e cor cinza foi interceptado nas águas do oceano Pacífico, perto do porto de Buenaventura, na região oeste do país. A embarcação carregava 795 quilos de cocaína. As três pessoas que o tripulavam foram detidas.

Três embarcações são vistas de cima em um mar esverdeado;uma delas é um narcossubmarino
Narcossubmarino capturado em ação conjunta entre Equador e Colômbia - Forças Armadas equatorianas/AFP

Já no sábado (20), as Forças Armadas do Equador anunciaram a apreensão de outro semissubmersível, também no oceano Pacífico, com quase três toneladas de cocaína.

O narcossubmarino, assim como o apreendido na Colômbia, é de cor cinza e tem 15 metros de cumprimento.


A operação foi realizada a cerca de 60 km da costa de Esmeraldas, a noroeste do Equador.

Segundo um comunicado das Forças Armadas equatorianas, a operação foi realizada em colaboração com a polícia do país e a Marinha colombiana. Três cidadãos colombianos foram detidos a bordo da embarcação.

Um militar equatoriano está em um porto, de frente para outro, que está na superfície de um submarino que carregava drogas
Narcossubmarino apreendido nos arredores de Esmeraldas, no Equador, em operação conjunta com a Colômbia - Forças Armadas equatorianas/AFP

Um relatório da ONU afirma que 2022 foi um ano recorde para cultivos relacionados a entorpecentes na Colômbia. No país, o plantio da folha de coca, matéria-prima para a produção de cocaína, aumentou 13% e foi para 230 mil hectares de área cultivada.

Embora não produza cocaína, o Equador é um dos principais corredores do narcotráfico no continente e serve como ponto de apoio e trânsito da cocaína procedente da Colômbia.

O Equador encerrou 2023 com uma taxa inédita de 46 homicídios por 100 mil habitantes e começou 2024 com onda de violência que espalhou pânico no último dia 9, com ataques a bombas e sequestros como o de um canal de TV ao vivo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.