Descrição de chapéu América Latina

Presidente do Peru é agredida e tem cabelos puxados por mulher; veja

Dina Boluarte visitava Ayacucho, onde dez morreram em protestos contra seu governo, quando foi atacada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lima | AFP

A presidente do Peru, Dina Boluarte, foi atacada neste sábado (20) por uma mulher em um evento oficial na cidade de Ayacucho, onde dez pessoas morreram em protestos contra o seu governo no final de 2022.

O ataque ocorreu no momento em que Boluarte participava de uma cerimônia para colocar a primeira pedra do asfalto de uma estrada no bairro de Chiara, na região de Ayacucho, cerca de 570 km a sudeste de Lima.

A presidente estava com o governador regional de Ayacucho, Wilfredo Oscorima, jogando doces para a população quando duas mulheres entraram furtivamente no local. Uma delas se aproximou de Boluarte e puxou seus cabelos, de acordo com imagens de televisão.

Policiais e agentes de segurança do Estado precisaram intervir, e uma das mulheres, identificada como Ruth Bárcena, foi detida. Ela acusou Boluarte de ser a responsável pela morte de seu marido, Leonardo Ancco, um dos falecidos nos protestos de Ayacucho em 15 de dezembro de 2022.

"Mataram meu marido, vou ficar tranquila?", disse Bárcena ao ser presa.

Dina Boluarte durante cerimônia em Ayacucho - Luis Iparraguirre - 20.jan.24 / Presidência do Peru / AFP

O ministro do Interior, Víctor Torres, anunciou que serão tomadas medidas disciplinares drásticas contra os responsáveis pela segurança da presidente. "Em relação ao pessoal de escolta, eles ficarão dispensados", declarou Torres.

Por sua vez, o presidente do conselho de ministros do Peru, Alberto Otárola, manifestou repúdio. "Condeno e rejeito o ataque que a presidente Dina Boluarte sofreu hoje em Ayacucho, durante uma atividade oficial. Este infeliz acontecimento colocou em perigo a integridade da chefe de Estado. Isso é muito grave."

A presidente voltou a Ayacucho pela primeira vez desde que as manifestações deixaram cinquenta mortos em todo o país, cerca de vinte deles alegadamente às mãos das forças do Estado, segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Os protestos de dezembro de 2022 eclodiram depois que o ex-presidente Pedro Castillo foi deposto e preso enquanto tentava fechar ilegalmente o Congresso. Boluarte, então vice-presidente, foi rapidamente empossada, mas dezenas de pessoas morreram nos protestos que se seguiram, principalmente no sul peruano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.