Descrição de chapéu Estados Unidos

Tempestades nos EUA deixam três mortos e 890 mil casas sem energia

Estados do Sul sofrem com chuvas fortes, enquanto fortes nevascas atingem o Centro-Oeste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Tornados e fortes tempestades atingiram os Estados Unidos nesta terça-feira (9), provocando ao menos três mortes na região sul, enquanto ventos intensos e nevascas causaram danos no norte, deixando centenas de milhares de pessoas sem energia.

Chuvas torrenciais que causaram inundações repentinas, rajadas de vento de mais de 80 km/h e trovoadas atingiram a costa leste do país, desde o Atlântico Central até o Nordeste, segundo o Serviço Meteorológico Nacional.

Carro está preso em enchente, e água já cobre metade do veículo
Um carro ficou preso nas águas da enchente depois que fortes chuvas atingiram a área de Spartanburg, Carolina do Sul, nesta terça-feira (9) - via REUTERS

O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, pediu à população do estado que não subestime o alerta das autoridades. Ele descreveu a tempestade como incomum, citando as fortes chuvas de janeiro e os ventos intensos ao longo da costa.

O mau tempo fez com que o avião da vice-presidente Kamala Harris fosse desviado de seu local de pouso habitual, a Base Andrews, e se dirigisse para o Aeroporto Internacional de Dulles, na Virgínia.

Tornados devastaram o Sudeste do país, incluindo a península da Flórida, onde imagens de drones mostraram árvores derrubadas, edifícios danificados e telhados arrancados.

Segundo as autoridades, houve pelo menos três mortes relacionadas com a tempestade numa vasta área de estados do sul. Uma pessoa morreu em um estacionamento de trailers na Carolina do Norte, onde várias casas foram danificadas, segundo autoridades do governo do condado de Catawba.

Outra pessoa morreu quando uma árvore caiu no para-brisa de um veículo em Jonesboro, na Geórgia, ao sul de Atlanta, segundo o departamento de polícia do condado de Clayton. Já uma mulher de 81 anos que morava no Alabama não resistiu aos ferimentos após um tornado destruir sua casa móvel.

Mais de 890 mil residências estavam sem energia nos Estados Unidos até a noite de terça, principalmente no leste, segundo o site Poweroutage.us.

Na parte central do país, fortes nevascas atingiram o alto Centro-Oeste e se deslocaram em direção à região dos Grandes Lagos.

O clima já estava afetando fortemente os voos, com mais de 1.300 cancelados e 8.600 atrasados, até a noite de terça. Os dados são do site de monitoramento FlightAware.com.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do título afirmava que 890 casas ficaram sem energia; o número correto é 890 mil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.