Príncipe Harry diz que câncer do rei Charles 3º pode reaproximar família real

No começo de fevereiro, monarca do Reino Unido recebeu diagnóstico da doença, cujo tipo não foi identificado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

O príncipe Harry afirmou, nesta sexta-feira (16), que o anúncio da doença do seu pai, o rei Charles 3º, diagnosticado com câncer, poderá ajudar a reaproximar a família real britânica.

O duque de Sussex, filho mais novo de Charles, disse em uma entrevista ao "Good Morning America", da rede ABC, que "pegou imediatamente um avião" para Londres assim que soube do diagnóstico, por meio do seu próprio pai.

Homem branco e ruivo usa vestes de frio e segura um microfone
Princípe Harry durante treinamento para os jogos Invictus - Don MacKinnon/AFP

"Amo a minha família", disse Harry, nas suas primeiras declarações públicas sobre o estado de saúde do rei de 75 anos.

No começo de fevereiro, Charles 3º, do Reino Unido, recebeu diagnóstico de câncer —o comunicado não identifica o tipo do câncer, mas o monarca já começou o tratamento.

Harry está no Canadá com a mulher, Meghan Markle, para um treinamento antes dos Jogos Invictus, evento que ele organiza para veteranos militares do Reino Unido.

Questionado se a doença de Charles 3º poderia ajudar a reconciliar a família, Harry respondeu: "Sim, tenho certeza que sim". O príncipe de 39 anos não quis dar detalhes sobre a saúde do pai.

"Tenho outras viagens planejadas que me levarão ao Reino Unido, por isso verei a minha família o máximo que puder", disse na entrevista à ABC nesta sexta.

O príncipe Harry renunciou às suas funções oficiais em 2020 e mudou-se para a Califórnia, onde mora com a esposa e dois filhos pequenos. A partir daí, ele e a mulher passaram a criticar duramente a monarquia britânica em entrevistas e em uma série documental na Netflix.

O diagnóstico de Charles ocorreu 17 meses após o início de seu reinado, que começou após a morte de sua mãe de 96 anos, a rainha Elizabeth 2º, em 8 de setembro de 2022.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.