Incêndio em prédio com restaurantes em Bangladesh deixa ao menos 46 mortos

Fogo se espalhou rapidamente após começar em um dos estabelecimentos do local de seis andares na capital Daca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Daca (Bangladesh) | Reuters

Um incêndio de grandes proporções em um prédio de seis andares em Bangladesh, onde funcionavam restaurantes, matou ao menos 46 pessoas e feriu outras dezenas. Muitas famílias, algumas com crianças, jantavam no local.

Autoridades disseram que um vazamento de gás ou um fogão podem ter causado o incêndio nesta quinta-feira (29) na capital Daca. O fogo se espalhou rapidamente após começar em um restaurante e só foi controlado após duas horas de esforços por 13 unidades de bombeiros.

Bombeiros carregam corpo de vítima de incêndio em prédio da capital Daca
Bombeiros carregam corpo de vítima de incêndio em prédio da capital Daca - Mohammad Ponir Hossain/Reuters

Os hospitais estavam tratando ao menos 22 pessoas com queimaduras, disse o ministro da Saúde, Samanta Lal Sen. "Todos os 22 estão em estado crítico", informou, após uma visita ao local.

A primeira-ministra bengali, Sheikh Hasina, lamentou o incidente, que descreveu como triste e chocante.

Um sobrevivente do episódio, Mohammad Altaf, contou que perdeu dois amigos no incêndio. "Fui para a cozinha, quebrei uma janela e pulei para me salvar", disse ele à agência Reuters, acrescentando que um caixa e um garçom que pediram às pessoas que saíssem durante os primeiros momentos do fogo morreram pouco depois.

Familiares se reuniram no hospital na manhã desta sexta-feira (1º) (madrugada no Brasil) para receber os corpos dos mortos. Médicos disseram que a maioria foi asfixiada e que outros morreram ao pular do prédio, que também abriga algumas lojas de roupas e telefones celulares.

"Era um prédio perigoso com cilindros de gás em cada andar, até mesmo nas escadas", disse o general Main Uddin, do Corpo de Bombeiros, à Reuters, acrescentando que havia uma única escada, sem saída de emergência e outras medidas de segurança.

O governo criou um grupo de trabalho de cinco membros para investigar o incidente, e a oposição já tem culpado a atual gestão pelo incêndio.

"Acidentes e desastres continuam acontecendo porque não há estado de direito", disse Mirza Fakhrul Islam Alamgir, secretário-geral do Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP), em um comunicado. "O governo não é responsável perante o povo, e é por isso que a anarquia prevalece, muitos acidentes ocorrem e as pessoas perdem suas vidas."

A intensa fiscalização de Bangladesh e dos principais varejistas de roupas globais que fabricam no país ajudou a prevenir desastres no setor de vestuário desde um incêndio em 2012 e um desabamento de prédio em 2013. Juntas, as duas tragédias causaram as mortes de 1.200 trabalhadores.

Mas, em outras indústrias, principalmente atendendo à crescente economia doméstica e sem a mesma ênfase na segurança, centenas de pessoas morreram em incêndios. Incêndios são comuns na densamente povoada Daca, onde muitos prédios novos surgiram, alguns deles sem medidas de segurança adequadas.

Em julho de 2021, muitas crianças estavam entre as 54 pessoas mortas em uma fábrica de processamento de alimentos nos arredores da capital, enquanto pelo menos 70 pessoas foram mortas em um incêndio em fevereiro de 2019 em um bairro centenário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.