Descrição de chapéu Estados Unidos

Justiça dos EUA suspende de novo lei antimigração do Texas em mais um capítulo da crise na fronteira

Criticada pela Casa Branca, medida prevê penas mais duras e havia recebido permissão temporária da Suprema Corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A lei do Texas que autoriza a polícia estadual a prendar imigrantes que atravessam ilegalmente a fronteira do México com os Estados Unidos foi novamente suspensa na noite de terça-feira (19).

Horas antes, a Suprema Corte dos EUA havia decidido que a lei poderia entrar em vigor. No entanto, os juízes Amy Coney Barrett e Brett M. Kavanaugh disseram que era prematura a intervenção da corte antes que um tribunal de apelação decidisse se manteria a medida em vigor enquanto ela é questionada em instâncias inferiores.

Logo depois, esse tribunal agendou uma audiência para esta quarta-feira (20) e decidiu bloquear a implementação da lei.

Centenas de migrantes se alinham sob a ponte de trem Puente Negro Ferrocarril, em Eagle Pass - Adrees Latif - 16.set.23/Reuters

A medida, que torna crime estadual a entrada ilegal no Texas, prevê penas de até 20 anos de prisão e autoriza os juízes a deportar os migrantes para o México.

O estado do Texas é governado pelo republicano Greg Abbott, que defende a implementação da lei e apoia o ex-presidente Donald Trump. O governo de Joe Biden, por sua vez, opôs-se fortemente à medida, que é chamada de SB4. A Casa Branca argumenta que questões ligadas à imigração não são prerrogativa dos estados, e sim do governo federal.

"A SB4 não apenas tornará as comunidades do Texas menos seguras, mas também sobrecarregará a aplicação da lei e semeará o caos e a confusão em nossa fronteira", disse o governo americano em resposta à decisão.

A lei, aprovada pelo Senado do Texas e sancionada por Abbott, deveria entrar em vigor no início de março, mas foi suspensa várias vezes. Um juiz federal a bloqueou temporariamente em fevereiro, argumentando que ela entra em conflito com a lei federal de imigração.

Um tribunal de recursos, porém, decidiu que ela poderia ser implementada a menos que a Suprema Corte decidisse de outra forma. Na terça, a corte, que tem maioria conservadora, liberou a aplicação da SB4.

Na cidade mexicana de Ciudad Juárez a decisão foi recebida com pesar. A localidade faz fronteira com o Texas e abriga um grande número de migrantes que buscam chegar aos Estados Unidos.

Gustavo Adonai, um hondurenho de 43 anos, disse que o Texas tem o direito de proteger seu território, mas pediu uma chance. "Precisamos dela porque nossos países estão em uma situação muito ruim."

Antes de a nova suspensão ser anunciada, o governo mexicano já tinha advertido que se recusará a aceitar migrantes que as autoridades do Texas tentem entregar na fronteira mesmo que sejam cidadãos mexicanos. Para o país, essa lei "criminaliza e discrimina" os migrantes.

Antes da nova suspensão, o governador do Texas havia dito que estava satisfeito com a aplicação da lei, assim como o procurador-geral do estado, Ken Paxton, para quem a medida permite que o estado defenda sua soberania sem entrar em conflito com a lei federal.

A crise migratória é um dos principais temas da eleição presidencial. Candidato do Partido Republicano, Trump diz que promoverá uma expulsão em massa dos imigrantes caso vença o pleito.

Os republicanos criticam duramente a maneira como o presidente democrata lidou com o número recorde de imigrantes que cruzam a fronteira entre os EUA e o México. Eles são a favoráveis a políticas restritivas de Trump.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.