Descrição de chapéu União Europeia

União Europeia concorda em dar início às negociações de entrada da Bósnia no bloco

Sarajevo ainda precisa cumprir as exigências da Comissão Europeia, como implementar leis referentes à reforma eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas e Sarajevo | Reuters

Os líderes da União Europeia concordaram nesta quinta-feira (21) em discutir a entrada da Bósnia-Herzegovina no bloco, mas ressaltaram que o país teria que realizar mais reformas antes das negociações começarem.

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, participam de entrevista coletiva em Bruxelas, na Bélgica - John Thys - 1º.fev.24/AFP

"Parabéns! Seu lugar é em nossa família europeia", disse Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, em uma publicação nas redes sociais. "A decisão de hoje é um passo fundamental para o seu caminho rumo à UE. Agora, o trabalho árduo precisa continuar para que a Bósnia-Herzegovina avance de forma constante, como seu povo deseja."

A decisão tomada em uma cúpula em Bruxelas é amplamente vista como um passo histórico para a Bósnia, aumentando as esperanças de que o país possa superar a instabilidade marcada por rivalidades étnicas e ameaças de secessão, quase três décadas após o fim de uma guerra devastadora, que deixou cerca de 150 mil mortos.

"Hoje é um dos melhores dias na história da Bósnia-Herzegovina", disse o ministro das Relações Exteriores, Elmedin Konaković, à imprensa local enquanto a rua principal de Sarajevo era decorada com centenas de bandeiras da União Europeia.

O primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, também saudou a decisão. "O projeto de paz europeu está crescendo, [o que representa] um sinal claro em favor de uma Europa forte", afirmou

A Bósnia se beneficiou de uma nova abertura para a ampliação da UE. Segundo as autoridades do bloco, a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 mostrou os perigos de ter zonas cinzentas nas fronteiras do continente europeu desestabilizadas por potências estrangeiras.

Na semana passada, a Comissão Europeia recomendou que a UE iniciasse negociações de adesão com a Bósnia, observando um progresso significativo em várias questões. Em resposta, nesta quinta, os líderes do bloco concordaram em dar início à estrutura de negociação, uma vez que a Bósnia tomasse todas as medidas relevantes recomendadas pela Comissão Europeia.

Dentre as medidas que a Bósnia precisa implementar, estão leis referentes aos tribunais e à reforma eleitoral. Nos últimos meses, o país adotou leis relativas a 14 prioridades estabelecidas em 2019 pela Comissão Europeia, com foco na democracia e no funcionamento do Estado, no Estado de Direito, nos direitos fundamentais e na reforma da administração pública.

As negociações provavelmente devem levar alguns anos. Apesar disso, a principal autoridade bósnia para a integração europeia, Elvira Habota, mostrou-se positiva. "[A decisão da União Europeia] traz consigo uma onda de otimismo para os cidadãos, instituições, autoridades e toda a sociedade bósnia", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.