Descrição de chapéu América Latina

Exército da Colômbia diz ter matado 15 guerrilheiros dissidentes das Farc

Ação na cidade de Argelia também deixou 12 feridos; grupo ficou à margem das negociações de paz na última semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bogotá | AFP

O Exército da Colômbia anunciou ter matado 15 guerrilheiros de um grupo dissidente da extinta Farc nesta quinta-feira (25), durante uma nova ofensiva na cidade de Argelia, localizada no sudoeste do país, onde há muitas plantações de coca e rotas clandestinas para o oceano Pacífico. A operação ainda deixou 12 integrantes da facção feridos.

A informação foi divulgada pelo próprio Exército colombiano na rede social X. Segundo a instituição, esses membros faziam parte da chamada frente Carlos Patiño, que ficou à margem das negociações de paz com o governo na última semana.

Membros dissidente das Farc da frente Carlos Patiño, em Micay Canyon, uma área na região de Cauca - Raul Arboleda - 01.abr.24/AFP

Em 16 de abril, o grupo Estado-Maior Central (EMC) —a mais poderosa dissidência das Farc— dividiu-se em dois: um bloco continuou as conversações de paz com o governo e outro, liderado pelo codinome Iván Mordisco, se afastou.

Os enfrentamentos se deram após a decisão do governo Gustavo Petro de suspender a trégua com o EMC no último dia 17, desencadeada por uma série de atos de violência contra a comunidade indígena. As partes negociavam desde outubro de 2023.

Em 26 de março, uma ofensiva militar contra o EMC resultou na morte de oito pessoas e em outras 17 feridas. A ação também foi no sudoeste da Colômbia.

Formado por rebeldes que se recusaram a assinar o acordo de paz com as Farc de 2016, o EMC reúne cerca de 3.500 membros e atua em todo o território, controlando rotas de tráfico de drogas nas fronteiras com o Equador e a Venezuela.

Sua presença é maior, no entanto, nos departamentos de Cauca, Valle del Cauca e Nariño, regiões do sudoeste do país. São esses locais que a operação militar em curso enfoca.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.