Taiwan registra terremoto de magnitude 5,8, sem relatos de danos

Tremor foi sentido em edifícios na capital, Taipé; abalo de 7,2 em abril deixou 17 mortos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Taipei (Taiwan) | Reuters

Um terremoto de magnitude 5,8 atingiu a costa leste de Taiwan nesta sexta-feira (10), informou a administração meteorológica da ilha, sem relatos imediatos de danos.

O tremor foi sentido em edifícios da capital, Taipé. O epicentro foi na costa do condado de Hualien, com profundidade de 10 quilômetros (6,2 milhas), considerada rasa —quanto mais perto da superfície se origina o tremor, maior o risco de destruição.

Trabalhadores demolem edifício danificado após terremoto, em Hualien, em Taiwan, em abril - Tyrone Siu - 6.abr.24/Reuters

Na mesma região de Hualien ocorreu em abril um terremoto de magnitude 7,2, que matou 17 pessoas e deixou mais de mil feridos. Foi o maior tremor em 25 anos na ilha, mas muito longe de se equiparar, em quantidade de vítimas, ao de setembro de 1999, de magnitude 7,6. Este matou quase 2.400 pessoas e fez Taiwan rever suas regras de segurança de construções para terremotos. Para especialistas, o rigor maior contribuiu para reduzir o número de mortes no abalo deste ano.

Desde o tremor do mês passado, Taiwan foi atingida por cerca de 1.400 abalos secundários.

A região que compreende Japão, China e Taiwan é frequentemente chamada de Círculo de Fogo do Pacífico, uma área conhecida por sua alta atividade sísmica. Essa zona é caracterizada pela movimentação constante das placas tectônicas, atividade que resulta na formação de cadeias de montanhas e vulcões ativos e, consequentemente, em alta incidência de terremotos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.