Descrição de chapéu França

Incêndio atinge palácio de Versalhes, mas é controlado; não há relato de danos

Fogo começou em área do telhado onde estavam sendo feitas obras de restauração, diz porta-voz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um incêndio atingiu o palácio de Versalhes nesta terça-feira (11), forçando a evacuação dos visitantes de um dos locais turísticos mais movimentados da França antes de ser controlado, disse um porta-voz. Não houve relato de danos à construção.

O palácio, construído no século 17 e ampliado pelo rei Luís 14, foi a principal residência real até a Revolução Francesa e a queda da monarquia, em 1789.

O incêndio começou no telhado onde estavam sendo feitas obras de restauro, que fica no pátio de mármore, uma área pavimentada em preto e branco não muito longe do quarto do rei. "Os bombeiros chegaram. Não há chamas e não há danos no acervo", acrescentou o porta-voz.

Uma cena diante do histórico Palácio de Versalhes mostra a combinação do cotidiano e da conservação patrimonial, com turistas passeando enquanto uma equipe realiza trabalhos de manutenção utilizando uma escada de bombeiro.
Visitantes passam pelo Palácio de Versalhes, na França, enquanto bombeiros trabalham para apagar incêndio no local - Sarah Meyssonnier - 11.jun.24/Reuters

A fumaça foi avistada às 15h13 (horário local) e os visitantes foram evacuados como medida de segurança. O incêndio foi rapidamente extinto "com um balde de água", disseram os serviços de bombeiros e resgate do departamento à AFP.

O château e os jardins reabriram cerca de uma hora depois, de acordo com o Le Monde. Quase cem bombeiros foram mobilizados e equipes iriam permanecer no local para evitar qualquer novo surto de incêndio no sótão, acrescentou a mesma fonte.

Ninguém ficou ferido e não houve danos às coleções, informou o escritório de imprensa à Reuters.

O palácio de Versailles, o terceiro local mais visitado na França, atrás da Disneyland Paris e do Museu do Louvre, recebeu 8,1 milhões de visitantes em 2023, 77% dos quais eram estrangeiros, segundo o jornal francês.

O complexo, que inclui jardins e áreas verdes, sediará os eventos de hipismo dos Jogos Olímpicos de Paris, que começam em 26 de julho.

Em 2019, um incêndio consumiu o telhado da catedral de Notre-Dame. As chamas destruíram a chamada flecha, torre pontiaguda no centro da igreja que era um seus símbolos, e quase derrubaram as torres principais.

Com AFP e Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.