Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2010 - 00h42

Al Qaeda anuncia morte de líder no Afeganistão

Publicidade

DA EFE

A Al Qaeda anunciou nesta segunda-feira a morte de Mustafa Abu al-Yazid, líder da organização no Afeganistão e considerado o terceiro em sua hierarquia, como informou um site que rastreia grupos terroristas islâmicos.

Segundo o Intelligence Group, vários dos fóruns muçulmanos mais importantes que costumam publicar mensagens de líderes da Al Qaeda deram a informação.

Yazid, um egípcio de 55 anos, era considerado o comandante da Al Qaeda no Afeganistão, onde os talebans realizam constantes atentados contra as tropas internacionais.

Sem informar da circunstância da morte, o site diz também que vários parentes de Yazid, como sua mulher e três de suas filhas, estão mortos.

O egípcio está em vários vídeos na internet, nos quais faz ameaças de todo tipo contra os Estados Unidos e lança chamadas constantes à jihad (guerra santa).

Em junho do ano passado, ele declarou que a Al Qaeda pretendia roubar as armas nucleares do Paquistão e usá-las contra os EUA, em entrevista publicada no site do canal de TV "Al Jazira".

Yazid chegou a ser preso por envolvimento no assassinato do presidente egípcio Anwar el-Sadat, em 1981. Pouco depois do atentado contra a opositora Benazir Bhutto, em dezembro de 2007, disse ter matado "um ativo muito valioso dos EUA".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página