Descrição de chapéu inflação Datafolha

Shopping de decoração revitaliza ambientes e se aproxima de arquitetos para atrair clientes

Investimentos do Lar Center, vencedor na pesquisa Datafolha, incluem espaços para reuniões e abertura de restaurantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após viver um período de demanda aquecida no primeiro ano da pandemia, o varejo de móveis viu o consumo retrair em 2022. Em 2020, as vendas cresceram 11,9%, segundo dados da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), do IBGE, enquanto a queda foi de 11,1% no último ano.

O isolamento social despertou novas necessidades para a casa, incluindo adaptações para o home office e para o ensino remoto, e o movimento impulsionou a produção e as vendas do setor, afirma Irineu Munhoz, presidente da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário).

"Essa dinâmica desacelerou no último trimestre do ano passado, não só pelo retorno das atividades presenciais, mas também diante do aumento no custo de vida e, consequentemente, do aumento nos preços do mobiliário."

Sala com paredes pretas e iluminação em alguns pontos destaca objetos de decoração baseados em alimentos, como uma poltrona formada por colheres e uma luminária em formato de cerejas
Exposição da Design Week no Lar Center, cujo tema foi 'Design para Ver e Comer' - Keiny Andrade - 22.mar.2023/Folhapress

Como estratégia para superar o recuo do mercado e manter bons patamares de vendas, os lojistas se concentram em garantir proximidade e fidelização do consumidor, diz Munhoz.

Vencedor da pesquisa Datafolha pela quinta vez, o Lar Center reforçou seu programa de relacionamento com profissionais de arquitetura e design, o Pro Lar, no qual eles atraem clientes e, em contrapartida, obtêm pontos que podem ser trocados por benefícios, como viagens e eventos da área. A ação nasceu em 2021 e possui 776 profissionais cadastrados.

O shopping também passa por um processo de revitalização para se tornar mais moderno e atrativo. Um dos primeiros passos foi a inauguração de um hub de criatividade, ambiente pensado para que arquitetos, designers e decoradores se reúnam com clientes, apresentem projetos e já busquem os itens necessários nas lojas do local.

Para aumentar o tempo de permanência dos consumidores, o espaço terá uma nova ala de gastronomia, ainda em obras, com restaurantes como Jun Sakamoto, Outback e Abbraccio.

Na pesquisa, o Lar Center se destaca com 37% das menções entre os paulistanos que vivem na zona norte da cidade de São Paulo, onde está localizado, mas os esforços visam expandir sua relevância no segmento de móveis, design e decoração para outras áreas da cidade, afirma Guilherme Marini, diretor-executivo do shopping.

"A pandemia mudou o olhar do consumidor para a casa e isso permanece. Mesmo que as pessoas estejam voltando às atividades externas, ainda há busca de conforto e de bem-estar para trabalhar, descansar e receber amigos. Esse é um dos direcionadores que usamos nas nossas campanhas, o olhar atento para ter uma casa mais gostosa e agradável."

Além da modernização do espaço, o shopping investe em campanhas de liquidação, promoções do tipo "compre e ganhe" e ações de marketing na televisão, em mídia impressa e nas redes sociais —inclusive por meio de parcerias com influenciadores digitais do segmento de decoração.

Outra aposta do Lar Center para atrair público é aumentar seu engajamento em eventos de arte e design. Em março, o shopping recebeu a 12ª Design Week, exposição que aliou elementos do design e da gastronomia com o "Design para Ver e Comer".


LAR CENTER
12%
das menções
Fundação
1987
Unidades
1, na zona norte de São Paulo, com cerca de 70 lojas
Funcionários
Não divulga
Faturamento
Não divulga
Crescimento
Não divulga

O pioneirismo do Lar Center como shopping de arquitetura, design e decoração é um diferencial importante, mas o principal é a busca de sempre se atualizar e se renovar para atrair e estar próximo do público

Guilherme Marini

diretor-executivo do Lar Center

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.