Contato pessoal ainda importa ao negociar aluguel de imóvel

Para diretor do Quinto Andar, escolhido a melhor imobiliária, aspecto emocional impede que processo seja 100% digital

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São Paulo

A tecnologia acelera etapas e facilita o processo de escolha de um imóvel, mas muita gente ainda sente mais segurança com a presença em algumas fases, como a conclusão do negócio. Segundo um estudo da Loft, startup de soluções para imobiliárias, 57% das pessoas preferem que a entrega da documentação seja feita em mãos.

O levantamento, feito em parceria com a Offerwise, empresa de pesquisas de mercado com foco na América Latina, ouviu mil pessoas que se mudaram nos últimos dois anos ou se mudarão nos próximos dois.

Em geral, visualizar fotos e a localização dos imóveis, pesquisar preços e estabelecer o primeiro contato com o proprietário são etapas em que o online se sobressai. Já o presencial é mais popular também nas fases de conhecer a casa ou apartamento e de efetivar a compra ou locação.

Chaveiro com duas chaves e chaveiro de casa
Pessoas interessadas em alugar ou comprar um imóvel continuam fazendo questão de cumprir algumas fases do processo de maneira presencial - Maria Ziegler/Divulgação/Unsplash

"Há uma mescla: a tecnologia ajuda em alguns pontos, mas, como é uma decisão importante na vida das pessoas, elas sentem mais segurança no presencial em grande parte dessa jornada", diz Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.

Uma pesquisa feita pelo Quinto Andar em parceria com o Datafolha, que ouviu 3.186 brasileiros de todas as regiões do país, mostrou também que a porcentagem de pessoas que buscam imóveis em imobiliárias ou em sites de locação e venda é a mesma (de 41%).

As plaquinhas de "vende-se" ou "aluga-se" ainda são o método mais utilizado, apontado por 48% dos respondentes. Em segundo, estão as redes sociais, com 43% das menções.

Para Lucas Lima, diretor-geral do Quinto Andar no Brasil, a digitalização torna o processo mais fluido do início ao fim, tanto para o proprietário quanto para o inquilino ou comprador.

"Quando a gente começou a companhia [em 2013], não era uma prática de mercado você tirar fotos muito detalhadas do apartamento", conta. "Mas o potencial inquilino não deveria ter que sair da casa dele para chegar na visita e descobrir que o azulejo da cozinha está quebrado. A gente também tem que colocar a foto do azulejo quebrado."

O que é a pesquisa

  • Entenda a metodologia

    Entre os dias 20 de fevereiro e 4 de março deste ano, o Datafolha realizou 1.008 entrevistas com pessoas com 16 anos ou mais, pertencentes às classes A e B da cidade de São Paulo. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%

A plataforma do Quinto Andar mostra anúncios únicos, sem duplicidade, com informações completas e fotos que seguem um padrão. "O preço também é correto. E, se a informação que o proprietário submete está errada, a gente a completa com nossa base de dados."

Com 12% das menções, a empresa foi considerada a melhor imobiliária na pesquisa Datafolha que ouviu 1.008 pessoas das classes A e B sobre os serviços da cidade de São Paulo.

Mão esquerda segurando um celular ligado com escritos "Alugue, compra ou venda com a maior plataforma de moradia do Brasil" na tela
Quinto Andar tem como meta futura transformar-se em uma plataforma de imobiliárias - Divulgação/Quinto Andar

O site e o aplicativo contemplam também o agendamento de visitas e de negociação e tanto o contrato quanto a escritura são digitalizados. Em 2023, foram fechados mensalmente cerca de 12 mil contratos de aluguel e 1.400 de compra e venda.

Apesar do foco no online, o diretor-geral do Quinto Andar reconhece que o aspecto emocional presente nas jornadas de busca de um imóvel e de mudança impede que o processo seja totalmente
automatizado.

"A gente entende que é importante ter um componente humano nessa relação, no momento certo", diz Lima, em referência aos fotógrafos, vistoriadores e corretores, além de especialistas de negociação e financiamento.

Pensando nisso, a empresa tem investido em parcerias com imobiliárias, que podem utilizar as ferramentas e aproveitar os padrões e algoritmos do site e, em contrapartida, dividem com o Quinto Andar a comissão das transações fechadas pela plataforma.

"Dessa forma, os parceiros podem focar no que eles fazem de melhor, que é o contato com o consumidor final. Sempre vai ter uma parte do mercado que vai continuar querendo ter o relacionamento majoritariamente offline."

A próxima etapa da companhia, segundo Lima, é transformar-se em uma plataforma de imobiliárias.


QUINTO ANDAR
12%
das menções
Fundação
2013
Funcionários
mais de 4.000
Faturamento
Não divulga
Crescimento
Não divulga

O resultado é um reconhecimento ao trabalho do time. Nosso modelo de negócios entrega a melhor experiência para o consumidor

Lucas Lima

diretor-geral do Quinto Andar no Brasil

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