Rede de atacarejo faz 50 anos e abre loja em endereço histórico

Em expansão, Assaí inaugura novas unidades com área ampla, açougue e padaria com produção própria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Foram nove edições do prêmio OMSP Serviços, a partir de 2016. Desde o início da série histórica, o resultado se repete: para os paulistanos das classes A e B ouvidos pelo Datafolha, o Assaí é o melhor atacadista.

Neste ano, a rede foi citada por 49% dos entrevistados, quatro pontos percentuais acima do índice registrado em 2023. Entre os moradores da zona leste, região onde a marca surgiu, há 50 anos, as menções chegam a 61%.

Para celebrar o cinquentenário, o Assaí inaugurou, em março último, uma loja no mesmo endereço em que funcionou o primeiro atacado com autosserviço do país. A nova unidade tem 7.100 m² e fica na zona norte de São Paulo, no mesmo local da antiga loja do Makro, aberta em 1972, dois anos antes do primeiro Assaí.

Rede de atacarejo Assaí11/01/2017REUTERS/Paulo Whitaker
Rede de atacarejo Assaí - Paulo Whitaker - 30.nov.22/Reuters

Segundo o diretor do Assaí, Sergio Leite, muita coisa mudou em cinco décadas. Nascidas para abastecer pequenos e médios comerciantes, que não conseguiam comprar por atacado das grandes indústrias, as lojas tinham estoques compostos de caixas fechadas, com várias embalagens, ou potes grandes, como grandes frascos de temperos e molhos dirigidos a restaurantes e lanchonetes.

"As unidades eram muito simples, sem ar-condicionado, e não havia seções de hortifrúti ou açougue. Ficavam sempre em locais periféricos ou junto a vias de fácil acesso, como as marginais. E só se vendia para CNPJ", lembra o executivo.

No período de hiperinflação, quando era importante garantir as compras do mês de uma vez só, muita gente arrumava um jeitinho de economizar, tomando emprestado o CNPJ de um amigo ou parente.

Logo ficou claro que havia uma oportunidade a explorar, e os atacadistas foram se moldando às novas demandas. Nos anos 1990, nascia oficialmente o atacarejo, setor que já responde por metade das vendas de produtos do varejo alimentar, segundo a Nielsen, e está presente em 72% dos lares brasileiros.

"A cada quatro domicílios brasileiros, um frequenta nossas lojas. Esse novo formato passou a beneficiar quem faz as compras para a própria casa, mas não deixou de lado os pequenos comerciantes, inclusive vendedores ambulantes. Eles continuam sendo 45% do nosso faturamento e são os clientes com maior recorrência, pois nós somos os estoques deles", conta o diretor.

Com 290 lojas pelo país, sendo 39 na capital paulista, o Assaí passa por um projeto ambicioso de expansão. Nos últimos três anos, 115 pontos abriram as portas. No estado de São Paulo foram inauguradas 42 unidades de 2021 a 2024.

As lojas novas já abrem as portas com área mais ampla e formato completo, que inclui açougue, balcão de frios com fatiadoras rápidas de grande capacidade e padaria com produção própria. Só uma coisa não mudou com o tempo: as enormes prateleiras até o teto, que garantem o estoque gigantesco.


ASSAÍ
49%
das menções
Fundação
1974
Unidades
39 na capital paulista, 290 no país
Funcionários
80 mil
Faturamento
R$ 72,8 bilhões (2023)
Crescimento
22% (em relação a 2022)

Sermos reconhecidos pela nona vez mostra que não paramos no tempo e que estamos no caminho certo. Nesses nove anos, muita coisa mudou, mas nós seguimos sendo apontados como os melhores

Sergio Leite

diretor do Assaí

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.