Descrição de chapéu

A incógnita Barbosa

Sabe-se pouco sobre o que o ministro aposentado pensa dos problemas que angustiam o país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Joaquim Barbosa, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, na sede da PSB em Brasília
Joaquim Barbosa, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, na sede da PSB em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

Desde que entrou no PSB e passou a ser cogitado como opção para a disputa presidencial, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa deixou claro que não tem nenhuma pressa em definir seu futuro.

Há uma semana, quando foi a Brasília conversar com a cúpula do seu partido, ele driblou os jornalistas dizendo o óbvio —que ainda não é candidato a nada— e fugiu de quem estava em busca de uma foto ao seu lado. 

O potencial de Barbosa ficou evidente na pesquisa feita pelo Datafolha neste abril. Sem nunca ter disputado uma eleição, surgiu empatado com políticos experientes como Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), oscilando entre 9% e 10% das preferências.

Análises preliminares sugerem que, a esta altura, seu apelo é maior entre eleitores de mais idade e educação superior —e reduzido nos segmentos populares.

Mas o ministro parece ter boas chances de ganhar adeptos, com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impedido de entrar no páreo, o desgaste dos políticos profissionais e a procura por nomes distantes dos extremos ideológicos. 

Muito dependerá, contudo, do que será oferecido ao público. Barbosa tornou-se conhecido pelo rigor aplicado na condução do julgamento do mensalão, processo do qual foi relator no STF. Mas sabe-se pouco sobre o que pensa dos problemas que angustiam o país.

Em conversas com líderes do PSB, ele expressou simpatia por ideias liberais na economia e preocupação com a desigualdade social. Análises de opiniões que manifestou em seus votos no Supremo apontam na mesma direção.

Esses indícios parecem insuficientes para avaliar o alcance que uma postulação de Barbosa poderia ter. Para uma visão mais nítida do que seria sua plataforma, há que aguardar a definição de sua candidatura —e dos compromissos que assumirá se der esse passo.

A campanha também constituirá boa oportunidade para examinar a capacidade de diálogo e articulação política do ministro, qualidades indispensáveis para qualquer um que pretenda governar o país.

No STF, ele exibiu com frequência um temperamento explosivo ao ver-se contrariado, reagindo com rispidez a perguntas de jornalistas e críticas dos colegas no tribunal. 

Alas expressivas do PSB têm se mostrado refratárias à sua indicação, porque já assumiram compromissos com outros partidos nos estados. O enfrentamento desses obstáculos será o primeiro teste da disposição de Barbosa para levar adiante seu projeto político.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.