Descrição de chapéu
Fernando Canzian

Lula por um triz

Não é improvável que maioria do eleitorado só esteja à espera de um bolsonarista civilizado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernando Canzian
Fernando Canzian

Foi secretário de Redação, editor de política, do Painel, do programa "TV Folha" na TV Cultura e correspondente em NY e Washington. Vencedor de quatro prêmios Esso.

São Paulo

A última rodada do Datafolha sobre a avaliação do governo Lula (PT) mostra um certo fastio dos brasileiros com o presidente em seu terceiro mandato. Obtido, lembre-se, na disputa mais acirrada da história, contra Jair Bolsonaro (PL), por margem de apenas 2,1 milhões de votos (50,9% a 49,1%).

Naquele pleito, Bolsonaro perdeu para ele mesmo. Seu comportamento indecente e golpista no período sombrio em que comandou o país forçou milhões de eleitores —alguns famosos, publicamente; e muitos anônimos— a votar em Lula exclusivamente por repulsa ao ex-capitão.

0
O presidente Lula participa de coletiva de imprensa em Brasília - Gabriela Biló - 26.fev.24/Folhapress - Folhapress

Mas, apesar de Bolsonaro, Lula ganhou por um triz. Indicativo claro de que o Brasil e o eleitorado mudaram muito desde 2010, quando o petista deixou a Presidência consagrado com 83% de aprovação.

Agora, um ano e três meses após assumir o país pela terceira vez, Lula vê sua aprovação empatar tecnicamente com a rejeição (35% o consideram ótimo/bom e 33%, ruim/péssimo).

Na economia, o presidente não foi tão mal quanto se esperava no primeiro ano. Contrariando expectativas, o país cresceu 2,9%, com o desemprego caindo.

Mesmo assim, há mais brasileiros achando que a economia piorou nos últimos meses do que os que enxergam melhora. Aumentou a taxa dos que veem mais inflação e desemprego à frente e cresceu os que observam piora em sua situação pessoal. A balança pende para o negativo com o enorme peso e a opinião da quase metade que votou em Bolsonaro.

Lula segue chovendo no molhado, falando muito para quem gosta e vota nele. Já seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), convocado para atrair moderados, é figura tão apagada em seu governo quanto políticas e declarações voltadas ao centro e à centro-direita.

Há tempo para correção e, inelegível, Bolsonaro estará fora da urna em 2026. Mas, neste momento, não é improvável que mais da metade do país só esteja à espera de um bolsonarista minimamente civilizado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.