Descrição de chapéu
Rodrigo Spada

Reforma administrativa para os amigos do rei

Somente a estabilidade protege sociedade e Estado contra o aparelhamento da máquina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Spada

Presidente da Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), entidade que representa mais de 30 mil auditores fiscais, e da Afresp (Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo)

A proposta de reforma administrativa que o governo federal apresentou nos parece muito mais um roteiro de viagem para Pasárgada —o reino imaginário retratado por Manuel Bandeira em 1930 e que era o paraíso para os amigos do rei. Muito mais do que dificultar a estabilidade no serviço público, o texto busca facilitar a contratação de empresas particulares para a prestação de serviços públicos e, por conseguinte, remunerar a iniciativa privada. Inúmeras vulnerabilidad es e ameaças seriam criadas. A mais perigosa delas é a de que o Tesouro Nacional seja dilapidado por amigos do soberano que detiver o mandato.

Dois dos pontos apresentados pelo Ministério da Economia devem ser objetos de muita preocupação e avaliação, pois colocam em risco o futuro do serviço público no país: o fim do regime jurídico único dos servidores públicos e o fim da estabilidade dos novos servidores.


O fim do regime jurídico único permitiria a contratação de mão de obra privada no serviço público. Representaria o renascimento do apadrinhamento político e a possibilidade de direcionamento comercial-ideológico nas contratações, ou seja, com funcionários públicos indicados ou contratados segundo a vontade e o interesse dos governantes de plantão. Poderemos nos deparar com verdadeiro aparelhamento privado do Estado.

Aprovar tal matéria seria descabido retrocesso. Seria voltar ao tempo do clientelismo no qual o poema foi publicado. O Estado precisa ser permanente e, para isso, seus servidores precisam de estabilidade. Governos passam, e os servidores efetivos atravessam tais governos detendo o conhecimento e protegendo os interesses gerais com responsabilidade e proteção institucional.

Somente a estabilidade protege a sociedade e o Estado contra o aparelhamento da máquina estatal com cabos eleitorais obedientes e temerosos por perderem o emprego. Por óbvio que seja, precisamos falar da perda de qualificação dos quadros do funcionalismo, o que seria inevitável.

O modelo previsto no artigo 37 da proposta é tanto fadado ao equívoco quanto é susceptível às piores práticas de gestão pública. As brechas que abriria para a corrupção, ao promover relação incestuosa entre os setores público e privado, seriam extremamente perniciosas para os dois setores ao contaminar o ambiente e a prática concorrencial nos negócios com o governo.

Servidores não possuem cargo vitalício. Apenas entre os anos 2015 e 2019, 8.000 servidores federais foram demitidos. A proposta apresentada fragilizaria a prestação dos serviços públicos à sociedade e provocaria a precarização de atividades essenciais e, portanto, contrariaria o disposto na Constituição de 1988.


Ao dizerem que para o Brasil sair da crise fiscal precisaria aprovar a reforma administrativa proposta pelo governo federal, repetem o mesmo discurso de ódio, de desinformação e de notícias falsas espalhados para viabilizarem a reforma da Previdência e a trabalhista. Afinal, antes da pandemia o dólar já estava acima de R$ 5, o desemprego alcançava níveis recordes e não se conseguia projetar crescimento consistente no PIB brasileiro. O Congresso Nacional deveria aprovar a exoneração de ministros por desempenho insuficiente.

Crescimento de empregos e desenvolvimento econômico tem na segurança jurídica para os servidores públicos uma condição necessária. Somente investimentos na qualificação dos profissionais, na retenção dos talentos, no combate à corrupção, somados à necessária reforma do sistema tributário injusto, poderão promover um país forte.

A estabilidade no emprego público foi criada menos para proteger o servidor e muito mais para garantir a sociedade e o Estado contra governantes corruptos e contra funcionários públicos que não teriam nada a perder.

É do interesse de toda a sociedade que se busque as melhores pessoas e os melhores profissionais para o serviço público. Essa reforma desmotiva o ingresso no serviço público brasileiro e acena sedutoramente aos amigos do rei.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.