Descrição de chapéu
Fernando Padula

Aulas presenciais, escolas essenciais

Volta do ano letivo é assegurar a garantia do direito à aprendizagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernando Padula

Secretário municipal de Educação de São Paulo

A retomada gradativa e responsável na rede pública de escolas da cidade de São Paulo, ocorrida desde fevereiro de 2021, preservando os cuidados com medidas de prevenção e promoção da saúde, foi exitosa. O esforço de toda a comunidade escolar e das famílias para manter as escolas com atividades presenciais valeu a pena.

A cidade de São Paulo atingiu a marca de 100% de cobertura vacinal completa de adultos em novembro de 2021. A vacinação para as crianças de 5 a 11 anos caminha aceleradamente em nossa cidade. Os paulistanos já demonstraram confiar na imunização e contribuíram para tornar a cidade a capital mundial da vacina.

A pandemia reforçou o papel inalienável da escola, não apenas enquanto equipamento de ensino e aprendizagem, mas como rede de proteção e acolhimento de crianças e adolescentes. Se a importância da escola aberta, em seu pleno funcionamento ganhou holofote, cresceu na mesma medida a consciência da sociedade sobre seu impacto no agravamento da desigualdade social no Brasil.

Por isso, há convicção e segurança em afirmar sobre o início de mais um ano letivo na rede municipal de São Paulo, nesta segunda-feira (7), para nossos mais de 1 milhão de estudantes matriculados, com aulas presenciais e todos os benefícios da convivência diária entre professores e alunos. É incontestável: o melhor lugar dos jovens, crianças e bebês é na escola.

A medição de temperatura, o uso de máscaras, a higiene frequente das mãos e outros cuidados são imprescindíveis para todos no ambiente escolar. As unidades escolares ainda contarão com o apoio das Mães Guardiãs, um projeto de sucesso, que tiveram seus contratos prorrogados até dezembro de 2022.

As unidades também contam com verba recebida por meio do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF) para manutenção e pequenos reparos e aquisição de materiais e equipamentos para os projetos pedagógicos, entre outros. O valor do repasse do PTRF aumentou em quase 70% no último ano. Em 2020 foram disponibilizados às unidades escolares da rede municipal R$ 297,1 milhões. Já em 2021, o montante chegou a R$ 504 milhões.

Além do coronavírus, estamos preparados e juntos vamos enfrentar outros desafios agravados pela pandemia: a defasagem na aprendizagem e a evasão escolar.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) lançou um projeto de fortalecimento das aprendizagens para todos os estudantes da rede. Os que mais necessitam terão de quatro a dez horas de aulas complementares, por semana, no contraturno escolar. Além disso, está sendo realizado um trabalho em conjunto com diferentes atores por meio de planejamento e busca ativa desses estudantes. A Secretaria da Educação firmou parcerias com instituições do terceiro setor renomadas, como Unicef e Instituto Liberta, além das pastas de Saúde e Assistência Social e representantes da sociedade civil. No ano passado, a prefeitura sancionou lei que garante o fornecimento de absorvente dentro das escolas para beneficiar, sobretudo, as estudantes em vulnerabilidade social.

O trabalho de garantir que o aluno volte diariamente a ocupar a sala de aula requer um movimento conjunto de poder público, pais e responsáveis, educadores e diretores de escola. O restabelecimento dos vínculos com as unidades escolares não garante apenas a recuperação do convívio e das relações interpessoais, tão caras e necessárias aos alunos e educadores, mas também a reconexão dessas crianças com equipamentos, que se transformaram em canais de escuta e proteção.

A comunicação entre a escola, os estudantes e suas famílias é peça chave para o sucesso do retorno às aulas presenciais. É muito importante que todas as famílias fiquem atentas aos sintomas de gripe ou Covid-19 e, havendo constatação, não mandem seus filhos para a escola, notificando a situação assim que possível.

De mais a mais, imprescindível agradecer as equipes das escolas, que reconhecidamente muito trabalharam na luta contra o coronavírus e a favor do direito à educação dos nossos estudantes. Parabéns e obrigado.

No fim, todo esse esforço tem um objetivo: assegurar que todos os estudantes tenham acesso à escola e a garantia do seu direito à aprendizagem. Que continuemos juntos nessa luta.

Excelente ano letivo para todos.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.