Descrição de chapéu
O que a Folha pensa datafolha

Explosão solar

Uso da energia fotovoltaica cresce no mundo e no Brasil, que não faz má figura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Painéis solares estão se tornando mais comuns dentre brasileiros que procuram como economizar na conta de energia elétrica.
Painéis solares em residência - Adriano Montanhole

Gráficos de expansão da energia de fonte fotovoltaica avançam no mundo e no Brasil em números hiperbólicos como os de erupções na superfície do Sol. A capacidade instalada nos painéis solares do planeta alcançou 1 terawatt (TW, ou 1 trilhão de watts) no mês passado.

A marca tem significado histórico ao pôr a eletricidade solar em segundo lugar no rol das energias renováveis, como noticiou o jornal Valor Econômico. Fica atrás só de hidrelétricas, de acordo com o relatório "Panorama do Mercado Global para Energia Solar 2022-2026".

Fontes alternativas de eletricidade têm papel crucial na descarbonização da economia mundial. Elas permitem abrir mão da energia de combustíveis fósseis —carvão, petróleo e gás natural— que agravam o efeito estufa, impelem a crise climática e ainda dominam o cenário energético, com mais de 60% da capacidade instalada.

O crescimento fotovoltaico tem sido vertiginoso entre as renováveis. A capacidade global dobrou em três anos após 2018. A organização SolarPower Europe, autora do documento, prediz que a força dos painéis mais que duplicará em 2025, atingindo 2,3 TW.

No ano passado a base geradora solar agregou 168 GW às redes. Mais do que a metade de todas as renováveis juntas (302 GW) e 70 GW acima da fonte eólica.

A China desponta há vários anos como campeã solar. Exibe a maior capacidade instalada (306 GW, quase um terço do observado no planeta), o maior volume adicionado em 2021 (54,9 GW) e a maior taxa de crescimento anual (14%).

O Brasil tem 15,3 GW instalados, mais que uma Itaipu (14 GW), e não faz má figura. Ocupava a 13ª posição global em 2021 e dominava na América Latina, com 43% da potência instalada na região, à frente do segundo colocado, o México (21%).

Mais de um terço (5,7 GW) foi adicionado pelo país no ano passado, indicativo de acentuada aceleração. Ganhos de escala fizeram da energia fotovoltaica a eletricidade mais barata por aqui, com preços recuando de US$ 100 por MW/hora em 2013 para US$ 30/MWh em 2021, segundo a Absolar, que representa 700 empresas nacionais.

O salto na demanda das instalações tem muito a ver com o novo marco regulatório de 2021, que prevê passar a cobrar mais à frente encargos sobre a energia assim gerada para remunerar distribuidores de eletricidade e custear a manutenção do sistema. No momento, aproveita-se a isenção.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.