Descrição de chapéu
Fábio Pupo

Guedes pode fazer muito para evitar o caos institucional. E deve

Silêncio diante de certos discursos do Planalto deveria acender um alerta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fábio Pupo

Cobre economia pela Folha desde 2019. Especializado em jornalismo financeiro pela City, University of London

Longe dos aplausos de empresários e investidores animados com suas palavras, o ministro Paulo Guedes (Economia) frequentemente consulta o saldo de sua imagem e a do governo no debate público e observa uma conta ainda no vermelho.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, em cerimônia no Palácio do Planalto - Ueslei Marcelino - 29.jun.2022/Reuters

O ministro costuma culpar elementos externos ao campo de atuação do ministério pela falta de reconhecimento público —como, por exemplo, a briga no campo político (o "barulho") que estaria contaminando as visões e descredenciando moralmente a mídia tradicional, outras instituições e economistas críticos. Como se o bloco P da Esplanada fosse uma ilha independente do restante do governo.

Se o ministro tem méritos na condução da pasta e às vezes procura se distanciar do tumulto político ao tentar apagar incêndios e abrir espaço ao diálogo, o silêncio e a hesitação observados diante de certos discursos vindos do Palácio do Planalto deveriam acender um alerta para quem é preocupado com a reputação —se não como um liberal, ao menos como alguém interessado em manter premissas minimamente civilizadas em nossa sociedade.

A insistência do presidente da República em alimentar desejos por retrocessos democráticos, representada em seu grau máximo atualmente pelos ataques infundados ao sistema eleitoral e sua tara pela ditadura (que, a reboque, traz prisões políticas, torturas, atentados, sequestros e mortes), ganha a cada dia maior cumplicidade daqueles que o rodeiam.

Uma democracia demanda não apenas vigilância, mas também que cada ator faça o que está ao seu alcance para impedir o ovo da serpente do degringolamento institucional ou de coisas ainda piores de eclodir. Nesse sentido, Guedes, com a autoridade que tem no Palácio do Planalto, poderia fazer muito.

E, moralmente, deve. Enquanto não agir de forma efetiva para afastar o ímpeto ditatorial que habita o ideário distópico de Bolsonaro, Guedes dificilmente terá o respeito que tanto almeja na esfera pública.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.