Melhor ficar com seu usado mesmo, diz leitor sobre volta do carro popular

Leitores também comentam a manipulação do resultado de jogos do campeonato brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Novo pacote
"Governo vai anunciar volta dos carros populares e plano de incentivo à indústria" (Mercado, 13/5). Lamentável. Melhor ficar com seu usado mesmo, se conseguir manter, já que o transporte público continua bem aquém do necessário.
Eduardo A Nunes (Porto Alegre, RS)

O mundo inteiro desincentivando o uso do transporte individual e aqui, em vez de investir em transporte público e mobilidade ativa, o governo fazendo o contrário. Pressão do lobby automobilístico continua funcionando.
Debora Miranda (São Paulo, SP)

O vice-presidente Geraldo Alckmin na inauguração da fábrica da GWM; governo quer a volta dos carros populares  - Carla Carniel - 27.abr.2023/Reuters

Fiscalização
"OAB propõe órgão regulador para plataformas de internet" (Política, 13/5). Faz como naquela piada. Põe na mão de Deus. Joga pra cima: o que Deus pegar corta das plataformas, o que cair no chão, publique-se livremente. Os pastores já fazem isso com o dízimo dos fiéis, e deu super certo. Eles estão bilionários.
Francisco Eduardo de Carvalho Viola (São José dos Campos, SP)


Investigação
"PF suspeita de desvio de dinheiro da Presidência por meio de Mauro Cid e a pedido de Michelle" (Política, 13/5). Incrível como vivemos um estado de exceção. A palavra chave para acabar com a carreira de qualquer um chama-se suspeita. Dizer que alguém ou algo é suspeito é a chave para acabar com a carreira.
Getulio Cunha (São Paulo, SP)

O que continua a me surpreender não é esta mesquinharia/corrupção que envolve todo o clã, mas a indiferença de metade da população brasileira.
Luci Mari Suzuki (São Paulo, SP)


Pressão social
"‘Mães arrependidas’ detestam a maternidade, mas dizem amar seus filhos" (Equilíbrio, 13/5). Que tal mandar a tal de pressão social para as cucuias e ser dona do seu próprio destino? O lado cínico do patriarcado é exigir que a mulher seja tudo aquilo que o homem não está disposto a ser.
Ana Rodrigues (Vitória, ES)

Artigo extremamente necessário. O pior são os julgamentos de outras mães contra a mãe arrependida e também sobre a mãe que trabalha fora. As outras mães são cruéis.
Bibiana Camargo (Botucatu, SP)


Dinheiro público
"TSE manda partidos devolverem R$ 40 milhões, e Congresso corre com anistia" (Política, 13/5). A democracia não pode prosperar quando o Legislativo não acata as decisões do Judiciário e legisla para desacatá-lo. Que vergonha deste Congresso Nacional.
Maria Fatima Veras Villanova (Fortaleza, CE)

Pode ser muito bom para os partidos e uma delícia para os políticos. Mas é um golpe terrível contra a democracia.
José Lino da Silva Lino (Goiânia, GO)

Esse é o tipo de notícia que o leitor vai lendo e surtando. Inadmissível.
Celia Regina Resende (Brasília, DF)


Festança
"‘Maior churrasco do mundo’ volta a ser feito no Pará e vira alvo do Ministério Público" (Cotidiano, 12/5). No fundo, o povo faminto aproveita, por mais triste que seja a intenção. Na verdade, empresários com interesses escusos alimentam seus votantes com o cabresto da fome.
Carlos Antonio (Botucatu, SP)

Para essa gente, tanto faz derrubar uma árvore, matar um boi, um indígena, um ambientalista etc. A insensatez é a mesma.
Ana Marques (Jundiaí, SP)


Abolição dos escravos
"13 de maio: liberdade do povo negro passa pelo direito à memória" (Guia Negro, 13/5). Não há como negar o racismo estrutural do país, assim como não podemos negar que abolicionista não precisa necessariamente ser negro. Não podemos julgar o passado sob o pensamento do século 21. Reconhecer e relembrar um passado sombrio nos ajuda a evitar erros no presente. Não podemos ser racistas em reverso.
Flavio Ferrando (Jundiaí, SP)


Parecer técnico
"Iphan mantém paralisação de obra no metrô de SP após encontro de novos resquícios quilombolas" (Cotidiano, 13/5). Que legal, não sabia que podíamos ser tão civilizados a ponto de nos importarmos com a nossa origem.
André Pêgo (Belo Horizonte, MG)

Impressionante! Bloquear uma obra que vai trazer benefícios para milhares de pessoas porque encontraram tampinhas de garrafa, palitos de sorvete, chinelos velhos e bolinhas de gude. Essas porcarias não têm valor arqueológico algum.
Eduardo Freitas (São Paulo, SP)


Campeonato brasileiro
"Dois jogadores confessam que manipularam jogos da Série A" (Esporte, 14/5). Esse esquema de apostas é pior que o jogo do bicho. Tem que ser proibido. Mas como fazer isso num país onde todas as instituições estão afetadas pela corrupção?
Helio Marcengo (Curitiba, PR)


Mercado das drogas
"Maconha legalizada avança nos Estados Unidos, mas a ilegal segue mais lucrativa" (Mundo, 13/5). Enquanto isso, no Brasil o mercado de drogas é monopólio de grupos criminosos. A receita bilionária oriunda da venda de drogas circula entre criminosos, financia a bandidagem e a violência enquanto o aparato policial enxuga gelo.
Alex de Oliveira Guedes (Brasília, DF)


Educação
"Um terço dos professores brasileiros trabalha com mais de 300 alunos por ano" (Cotidiano, 14/5). Eu sou professor da rede estadual da Bahia. Trabalho em uma única escola, tenho 13 turmas e elas somam 365 alunos. Fica impossível dar um atendimento diferenciado aos estudantes com dois tempos de aula na semana e com uma burocracia que nos faz perder tanto tempo.
Rafael Cruz (Jaguarari, BA)

Nas escolas públicas, diferentemente das boas escolas particulares, além do número excessivo de alunos por turma, os professores (mal pagos) não contam com auxiliar nas salas.
Beatriz Judith Lima Scoz (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.