O ministro Dino é o mais atuante no atual governo, escreve leitora

Assinantes afirmam que o importante é que haja disputa para ver quem trabalha mais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Assertividade
"Dino ganha protagonismo e gera incômodo no governo por estilo centralizador" (Política, 11/5). O ministro Dino é o mais atuante no atual governo. Trabalha e apresenta resultados. Tem um raciocínio que desarma os que tentam atacá-lo, tem currículo. Para muitos causa inveja mesmo!
Miranjela Leite (São Paulo, SP)

O ministro Flávio Dino está se destacando por conta de sua competência e rapidez em atuar quando necessário. E outra, a culpa da grande exposição é da oposição que o quer enquadrar e o culpar pelos eventos desastrosos de 8 de janeiro e o convocam ao Congresso toda hora, onde dá um show de competência, conhecimento, raciocínio rápido e lógico ao responder com segurança e sem temor todas as perguntas. Quanto a sua possível candidatura à Presidência, seria um bem para o Brasil, simples assim!
Maria Irene de Freitas (Rio de Janeiro, RJ)

A nós não importa muito quem está ganhando protagonismo. Na verdade, eu quero é isso mesmo: disputa para ver quem trabalha mais, quem entrega mais, quem consegue driblar melhor os ataques de opositores.
Natalia Torres (Brasília, DF)

0
O ministro da defesa Flávio Dino na CCJ no Senado - Gabriela Biló/Folhapress

Língua ferina
"Governo quer ajustar ‘cheiro ruim de falta de moralidade’ na Eletrobras, diz Rui Costa" (Mercado, 10/5). Rui Costa vê "cheiro ruim" na desestatização da Eletrobras, mas tem conveniente anosmia (incapacidade de cheirar) na moralidade de nomeação de esposas de ministros, inclusive dele, aos tribunais de contas.
José Vicente da Silva Filho (São Paulo, SP)

"Cheiro ruim" é perfume, tendo em vista a grande probabilidade de ter havido grandes falcatruas em praticamente todas as privatizações que foram feitas. Certeza absoluta que alguns espertalhões, para dizer o mínimo, abocanharam rios de dinheiro, em detrimento do povo brasileiro.
Samuel Fagundes (São Paulo, SP)


Diplomacia
"Plano de paz do Brasil pode funcionar com cansaço de países na guerra, diz Amorim" (Mundo, 11/5). Foi uma boa ideia de marketing as viagens internacionais do nosso presidente, embora isso não traga nada de prático para nós e ainda termos o risco de começarmos a dar dinheiro para conquistarmos amigos. Quanto à Guerra na Ucrânia não há solução e a situação vai ficar no chamado "banho-maria" por muitos anos. Assim os esforços brasileiros são também uma boa ideia de marketing.
Marcos de Luca Rothen (Goiânia, GO)

Com uma observação que poderia ter saído da boca de Serguei Lavrov, "não dá para tirar conclusões porque são apenas fotos", Celso Amorim fez o Brasil perder as condições de atuar como mediador no conflito do Leste Europeu.
Luis Roberto Beolchi (São Paulo, SP)


Crianças
"Combate ao abuso sexual infantil se faz com informação" (Priscilla Bacalhau, 11/5). Um tema tão importante e tão negligenciado ou mesmo boicotado pelo obscurantismo.
Filipo Studzinski Perotto (Porto Alegre, RS)

Escola, para muitas crianças, é muito mais que um segundo lar. E professores não recebem o respeito e a valorização que merecem. Educação sexual nas escolas é necessária. E não tem nada a ver com o que insistem em propagar os detratores deste tema. Que haja um futuro mais protegido para todas as crianças!
Ivan Zacharauskas (Campinas, SP)

Que seu assassinato possa ser um alerta constante sobre os riscos e perigos presentes na infância. Parte de minha geração foi aterrorizada pela impunidade dessa atrocidade.
Fabiana Soares (Belo Horizonte, MG)

Divulgação
São muito pertinentes os alertas do médico Alexandre Kalache ("Cigarro eletrônico e longevidade", Opinião, 12/5). No entanto, o cinema e a televisão já estão usando atores consagrados para divulgar essa nova modalidade de tabagismo. Kate Winslet em "Mare of Easttown" é um exemplo. O fumo prejudica também diretamente os fumantes passivos. Lembremos que o país trava batalhas religiosas interesseiras contra certas drogas e libera muitas outras por interesse comercial. O álcool é a principal, porta de entrada para a cocaína, não nos esqueçamos.
Adilson Roberto Gonçalves (Campinas, SP)

Condutas ilícitas
"Decisão de Moraes sobre Telegram é genérica sem apontar artigo de lei violada" (Política, 11/5). O STF é um poder "acrobata". Utiliza elementos metafísicos no ato de julgar. É uma técnica que fica impossível de atestar a veracidade das afirmações, já que são dotadas de conteúdos vazios de sentido. É o modo como as decisões judiciais se dão no Brasil.
Raimundo Cardoso Rosa Neto (Teresina, PI)

Telegram cometeu crime e feriu a soberania nacional. Em países pobres e recém-libertos da colonização, o Telegram usa e abusa da desinformação.
Severo Pacelli (Uberlândia, MG)

Não é preciso ser jurista para constatar que a plataforma publicou um editorial mentiroso, instigador e criminoso. Se ela quiser saber os fundamentos jurídicos que embasaram a decisão, que recorra.
Paulo Roberto de Carvalho Scamilla (Cruzeiro, SP)


Boêmia
"Novos bares transformam Barra Funda em reduto boêmio, mas barulho incomoda parte da vizinhança" (Cotidiano, 11/5). Psiu e nada são a mesma coisa. Na minha rua tem música ao vivo toda sexta e sábado. Impossível ver TV ou ler um livro sem se incomodar. Ninguém está nem ai. O mundo é dos mal educados.
Eliane Freitas (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.