Descrição de chapéu Café da Manhã

Repórter conta o que viu em grupos nazistas do WhatsApp; ouça

Mensagens e figurinhas negam o Holocausto e exaltam Hitler e Mussolini

São Paulo

A Folha acompanhou, nas últimas semanas, grupos no WhatsApp que distribuem conteúdo de extrema direita. Mais que isso, as mensagens compartilhadas exaltam figuras como Adolf Hitler e Benito Mussolini e incluem símbolos e saudações nazistas, fascistas e integralistas.

Impregnados de discursos de ódio, os grupos são também espaço para o compartilhamento de links e memes contra o PT e a esquerda. A defesa de governantes como o presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, não é uma unanimidade.

O repórter Fábio Zanini, que passou esse tempo incógnito nos grupos, conta como eles funcionam, de que forma são influenciados pelo momento político e as discussões jurídicas em relação à distribuição desse tipo de conteúdo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

Este episódio é conduzido pelos jornalistas Gustavo Simon e Magê Flores. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.