Descrição de chapéu Café da Manhã

O que fará o juiz das garantias, incluído no pacote anticrime de Moro? Ouça

Criticada pelo ministro da Justiça, função deve entrar em vigor no próximo dia 23

São Paulo

Aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no final do ano passado, o projeto anticrime teve cortes e adições em relação ao texto original. Um dos acréscimos dos parlamentares ao projeto do ministro da Justiça, Sergio Moro, prevê a criação do juiz das garantias.

O objetivo da nova função é evitar acusações de parcialidade contra juízes —que o próprio Moro, ex-juiz da Lava Jato, sofreu ao longo da operação. Com ela, a condução dos processos fica dividida entre dois magistrados. Um deles é responsável pela fase da investigação e o outro se encarrega do julgamento.

A novidade divide opiniões. O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por exemplo, é favor. Moro é contrário

Para explicar o que está envolvido nessa discussão, o Café da Manhã recebe os repórteres José Marques e Felipe Bachtold. 

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.