Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Escute como é um jogo de tarô, prática que mistura esoterismo e arte

Relançamento de baralho ilustrado por Salvador Dalí é uma das relações das cartas com o universo artístico

São Paulo

​Se você nunca jogou tarô mas tem curiosidade, o Expresso Ilustrada desta semana vai resolver a questão. O podcast de cultura da Folha visitou uma taróloga para gravar como é uma dessas consultas e conversar sobre a prática, que parece cada vez mais na moda.

Mas mais do que algo esotérico relacionado com o presente e o futuro de quem se consulta, o tarô tem uma relação muito próxima também com o mundo das artes.

​No fim do ano passado, por exemplo, a editora Taschen republicou um baralho desenvolvido e ilustrado pelo surrealista Salvador Dalí nos anos 1970. Mas há outros exemplos. O cineasta chileno Alejandro Jodorowsky, diretor de "A Montanha Mágica", é também um estudioso do tarô. O quarto disco da banda Led Zeppelin tem um arcano ilustrado no encarte do LP. No Brasil, Renato Russo tinha diversos baralhos e costumava tirar cartas para os amigos. Até o 007 já jogou tarô em um filme.

O Expresso Ilustrada tem participação neste episódio da taróloga Juliana Bernardo. Quem fez a consulta foi o repórter Bruno Molinero, que produz o roteiro e apresenta o podcast com Isabella Menon. A edição é de Renan Sukevicius.

Os episódios são publicados todas as quintas-feiras, às 16h, e discutem os principais assuntos de música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão.

O  feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

RadioPublic

0

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.