Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast analisa a derrubada de estátuas em meio a protestos antirracistas

Expresso Ilustrada recebe a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio a protestos antirracistas, disparados pelo assassinato de George Floyd por um policial branco nos Estados Unidos, manifestantes se voltam para as estátuas no espaço público.

Em Bristol, no Reino Unido, pessoas derrubaram uma estátua de Edward Colston, traficante de escravos do século 17, e a arremessaram no fundo de um rio que corta a cidade.

O novo episódio do Expresso Ilustrada discute o derrubar dessas estátuas. Se para um lado, destruir tais imagens é encenar a justiça que não foi feita quando os representados eram vivos, opositores acusam os atos de dano ao patrimônio, vandalismo e uma tentativa de apagar a história.

Para discutir o assunto, o podcast conta com a participação da historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, especialista na questão racial do Brasil e autora de livros como “O Espetáculo das Raças” e “Lima Barreto - Triste Visionário”.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição é da Natalia Silva e a apresentação é da Isabella Menon e Mauricio Meireles, que também assina o roteiro.

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

0
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.