Descrição de chapéu Café da Manhã jornalismo

Barroso diz que usará PF contra profissionais das fake news nas eleições; ouça podcast

Presidente do TSE considera disseminação de notícias falsas um dos grandes desafios das eleições 2020

São Paulo

Em entrevista ao Café da Manhã, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, dividiu entre inocentes úteis e profissionais as pessoas que disseminam notícias falsas no período eleitoral.

"Os profissionais, nós pretendemos ir atrás mesmo, com Polícia Federal e o que seja necessário para impedir esse tipo de atuação", afirmou. Segundo o magistrado, a maior preocupação é com as "milícias digitais". "São grupos organizados, hierarquizados, muitas vezes pagos indevidamente, que atuam para desacreditar o sistema eleitoral ou as instituições.”

Barroso falou, ainda, sobre outros desafios das eleições municipais, como as providências para realizar a votação em meio à pandemia e a fiscalização do uso do dinheiro público e das cotas para negros e mulheres.

O presidente do TSE também citou a liberdade de expressão ao comentar a proibição de showmícios —que são vetados desde 2006, mas viraram assunto de novo depois que um juiz proibiu uma live do cantor Caetano Veloso para arrecadar doações a favor de dois candidatos.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.