Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast abre baú de fã de João Gilberto que encontrou pérolas do pai da bossa nova

Gal Costa participa do Expresso Ilustrada e comenta gravação de encontro com João e Caetano Veloso na TV Tupi nos anos 1970

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em 1971, Caetano Veloso estava exilado em Londres, após ter sido preso na ditadura militar no Brasil. Certo dia, seu telefone tocou e, do outro lado da linha, era João Gilberto o convidando para gravar um programa de TV.

O encontro, que reuniu Caetano, Gal Costa e João Gilberto, aconteceu na TV Tupi, mas quem não viu os músicos juntos ao vivo, provavelmente não escutou esse show. Isso porque o disco que seria lançado a partir das gravações acabou vetado por João Gilberto. E, só na semana passada, 50 anos depois, um registro daquela tarde foi publicado no YouTube.

O Expresso Ilustrada desta semana relembra esse encontro histórico do maior ícone da bossa nova com dois jovens tropicalistas durante a pior fase da ditadura. O episódio também abre o baú do pesquisador Pedro Fontes, que foi quem achou e publicou essa gravação de 1971, e ouve algumas raridades de João Gilberto espalhadas internet afora. O podcast conta com a participação de Gal Costa, que relembra essa gravação dos anos 1970. Também participam o pesquisador Pedro Fontes e o jornalista Thiago Bethônico.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição desta semana é de Natália Silva, e o roteiro é de Lucas Brêda, que também apresenta o programa ao lado de Isabella Menon.

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

0
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.