Descrição de chapéu Café da Manhã

A perda de capital humano que a pandemia causa; ouça podcast

Mortes por Covid-19 no Brasil desamparam famílias e provocam vazio em inovação, criatividade e produção nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cada morte por Covid-19 no Brasil é uma tragédia pessoal para familiares, amigos e colegas. Mas além da dimensão privada, os óbitos durante a pandemia têm um aspecto econômico e social: a perda de renda e suporte para famílias, que podem se desestruturar, e o desperdício de conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo da vida.

Esses aspectos podem ser chamados de capital humano. De acordo com o FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), a morte de quase 200 mil pessoas na faixa dos 20 a 69 anos no país terá um impacto de R$165,8 bilhões em rendimentos para as famílias.

No episódio desta segunda-feira (17) do Café da Manhã, os repórteres da Folha Douglas Gavras e Eduardo Cucolo explicam os aspectos da perda de capital humano no Brasil durante a pandemia.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.