O depoimento de Pazuello à CPI e a tentativa de blindar Bolsonaro; ouça podcast

Ex-ministro evitou atribuir ao presidente ordens sobre a gestão da pandemia no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A sessão da CPI da Covid desta quarta-feira (19) teve a primeira parte de um dos depoimentos considerados mais estratégicos pelos senadores da comissão: o do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. A sessão foi suspensa ao fim do dia e continua nesta quinta-feira (20).

Questionado pelos parlamentares, Pazuello blindou o presidente Jair Bolsonaro, evitando atribuir ao mandatário a responsabilidade em decisões sobre o enfrentamento da pandemia.

O general da ativa mentiu pelo menos quatro vezes ao longo do depoimento. Disse, por exemplo, que não houve ordem de Bolsonaro para que a compra da vacina chinesa Coronavac pelo Ministério da Saúde fosse cancelada —mas afirmação é desmentida por uma declaração do próprio Bolsonaro à época.

No episódio desta quinta, o Café da Manhã conversa com o diretor da sucursal de Brasília da Folha, Leandro Colon. Ele faz um balanço sobre o depoimento do ex-ministro e analisa a repercussão política da participação do general na CPI.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles, Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.