Descrição de chapéu Café da Manhã África

O racha na Universal em Angola e a pressão da bancada da Bíblia sobre Bolsonaro; ouça podcast

Parlamentares evangélicos vão ao Itamaraty cobrar apoio à igreja após deportação de pastores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde dezembro de 2019, uma crise provocou um racha na Igreja Universal do Reino de Deus em Angola. Os atritos culminaram em um movimento de bispos e pastores locais que, no ano passado, tomaram o controle de templos no país africano --e fizeram uma série de denúncias contra os brasileiros.

O último capítulo desta crise ocorreu em meados de maio, quando 34 brasileiros ligados ao trabalho missionário da Universal receberam a notificação de autoridades em Luanda de que seriam deportados.

A crise tem causado mobilização. Na segunda-feira (17), em reunião com o comando do Itamaraty, a Frente Parlamentar Evangélica cobrou que o governo Jair Bolsonaro realize uma defesa enfática da Igreja Universal do Reino de Deus em Angola.

O governo Bolsonaro já indicou apoio à igreja na disputa, enviando uma carta ao presidente angolano. Mas lideranças evangélicas avaliam internamente que os esforços foram tímidos.

No episódio desta quarta-feira (19) do podcast Café da Manhã, o jornalista Gilberto Nascimento, autor do livro "O Reino - A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal", fala do contexto de expansão da Igreja Universal na África, a relação dela com o poder e a crise em Angola.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.