Um ano depois do previsto originalmente, a abertura oficial da Olimpíada de Tóquio está marcada para esta sexta-feira (23). Atletas, técnicos e jornalistas do mundo todo chegam à capital japonesa enquanto a região está em estado de emergência devido à pandemia da Covid-19.
O país vive uma mistura perigosa. Até agora, apenas 20% da população está imunizada e os números de novos casos da doença vêm subindo.
A situação gera insatisfação entre os japoneses. Uma pesquisa recente mostrou que 80% deles são contrários à realização dos jogos —o que coloca o governo sob pressão para cumprir a promessa de fazer uma Olimpíada segura.
No Café da Manhã desta segunda (19), o repórter da Folha Daniel de Castro, que está no Japão, conta como o país está se preparando para sediar os jogos em meio à escalada da pandemia e fala das expectativas para as competições, que não terão presença do público.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio:
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Angela Boldrini, Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.