Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast analisa por que artistas isentões e de direita agora estão contra Bolsonaro

De Ivete Sangalo a Carlos Vereza, Expresso Ilustrada explora as movimentações da classe cultural sob o atual governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em 2018, Anitta convidou Ivete Sangalo a aderir à campanha #EleNão, contra a eleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na época, ela ignorou o chamado, mas depois de dois anos, a cantora baiana quebrou o silêncio e afirmou que “esse governo que está aí não me representa nem mesmo antes da ideia de ele existir”.

Enquanto artistas que estavam em cima do muro se posicionam contra o presidente, nomes mais alinhados à direita agora criticam a gestão de Mário Frias, o secretário da cultura mais longevo do governo. Ex-apoiadores de Bolsonaro, como Carlos Vereza, veem inoperância e obscurantismo no comando da pasta.

O Expresso Ilustrada desta semana analisa por que artistas isentões estão saindo do muro e se posicionando contra o presidente e por que outros, que se pronunciavam a favor de Bolsonaro, agora se dizem contra sua gestão.

Para isso, conta com a participação de Eduardo Moura e João Perassolo, repórteres da Folha que escreveram sobre o assunto, além de Josías Teófilo, que dirigiu o documentário "O Jardim das Aflições", sobre Olavo de Carvalho.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição desta semana é de Laila Mouallem, e o roteiro é de Lucas Brêda e Carolina Moraes, que também apresentam o episódio.

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

0
Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior desta reportagem afirmava que Josias Teófilo é ex-apoiador de Bolsonaro. O cineasta ainda apoia o presidente, mas se opõe a Mario Frias, secretário especial da Cultura do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.