Descrição de chapéu Folha na Sala

Chamar o professor de herói valoriza ou atrapalha?

Podcast discute implicações de valorizar esforços pessoais em condições de trabalho precárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No episódio desta terça (14), o Folha na Sala discute o papel do professor herói e suas implicações na valorização da profissão.

Segundo especialistas, a glorificação de um professor que atingiu seus objetivos com grandes esforços pessoais dá a entender que o sucesso de um aluno depende só da vontade do docente, e não de uma cadeia de pessoas, estrutura e investimentos.

“São muitos os olhares que precisamos colocar juntos nesse sistema para enxergar que não é o professor querer que dá certo. Temos que enxergar a educação como um sistema”, diz Patrícia Diaz, diretora de Desenvolvimento Educacional da Comunidade Educativa Cedac.

Para Caroline Tavares, coordenadora no Movimento Profissão Docente, esse excesso de responsabilidade aliado a poucos resultados concretos gera no professor uma sensação de fracasso.

“Porém, quando você estrutura políticas docentes que partam da perspectiva de que o professor seja ouvido, consultado e envolvido, a sensação de abandono começa a migrar para uma sensação de que ele faz parte de um todo.”

Para entender melhor a jornada do professor herói, o podcast entrevista o professor Lissandro Augusto, que mora em Xapuri (AC), e enfrentou horas pilotando uma moto em estradas enlameadas e trilhas na mata até a escola em que lecionava.

Sendo o único professor ali, sem energia elétrica, sem material de apoio ou auxílio pedagógico, ele teve que se reinventar para conseguir ensinar às crianças, muitas moradoras de localidades distantes na mata.

O destino da carreira dele e de seus alunos ilustra o resultado dos professores heróis.

Na sua quarta temporada o Folha na Sala vai abordar, em nove episódios quinzenais, o que é ser um bom professor, qual imagem a sociedade, pares e alunos têm de um professor de excelência e quais políticas públicas formam melhores profissionais em sala de aula.

O podcast é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://omny.fm/shows/folha-na-sala/playlists/podcast.rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.