Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast debate como os algoritmos censuram artistas nas redes sociais

Profissionais da cultura comentam impacto das restrições de nudez nas plataformas em áreas como música e artes visuais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O filme mais recente de Pedro Almodóvar, "Madres Paralelas", teve seu cartaz automaticamente excluído do Instagram quando começou a ser divulgado no mês passado.

Isso porque ele é formado por uma fotografia de uma gota de leite escorrendo de um mamilo, e foi acusado de desrespeitar as condições de uso da plataforma, que proíbe justamente imagens de mamilos femininos.

O caso fez com que os fãs do cineasta espanhol se voltassem para o debate sobre a censura que as redes sociais impõem aos seus usuários, principalmente a artistas que trabalham com nudez.

Cartaz de 'Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar, mostra mamilo dentro do contorno de um olho que chora uma gota de leite
O cartaz de 'Madres Paralelas', de Pedro Almodóvar, que foi censurado pelo Instagram - El Deseo/Divulgação

No caso do diretor espanhol, a decisão do Instagram foi revertida e a plataforma ainda veio a público pedir desculpas. Mas nem sempre esta é a regra —e uma série de artistas que usam a plataforma para trabalhar com artes visuais, teatro e música permanecem com suas contas e obras excluídas por tempo indefinido.

Nesta semana, o Expresso Ilustrada fala sobre trabalhos que foram proibidos nas redes sociais, qual o impacto das restrições nas carreiras de artista e sobre como isso atinge outras personalidades conhecidas por um grande público, como Anitta, Luísa Sonza e Pabllo Vittar.

Para isso, participam do episódio o jornalista Pedro Martins, que escreveu reportagem sobre o tema na Ilustríssima, e os artistas visuais Élle de Bernardini e Francisco Hurtz.

"O algoritmo entende de história da arte e consegue diferenciar que aquela vagina gigante de 'A Origem do Mundo', de Courbet, é um quadro do século 19, e não pornografia? Não. Obras como esta e a minha estão sendo julgadas de maneira leviana e superficial", diz Élle de Bernardini.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada, podcast de cultura da Folha, discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição desta semana é de Natália Silva, e o roteiro é de Lucas Brêda e Carolina Moraes, que também apresentam o episódio.​

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Logo do podcast Expresso Ilustrada
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.