Depois de ser adiada em um ano devido à pandemia da Covid-19, começou no domingo (31), em Glasgow, na Escócia, a COP26. Ao longo de duas semanas, líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil negociam saídas para frear o aquecimento global e lidar com as consequências da crise climática.
Alguns compromissos já foram divulgados, como um acordo global para reduzir as emissões de metano —um dos principais responsáveis pelo aumento da temperatura do planeta.
Numa posição frágil por causa das políticas adotadas pelo governo Jair Bolsonaro, o Brasil apresentou nesta segunda-feira (1) a meta de cortar pela metade as emissões de gases estufa até 2030 e atingir a neutralidade de carbono até 2050.
No Café da Manhã desta quarta (3), a repórter Ana Carolina Amaral, que assina o blog Ambiência na Folha e está acompanhando a COP em Glasgow, explica quais são os objetivos da conferência, analisa a atuação de grandes poluidores, como China e Estados Unidos, e avalia os compromissos firmados pelo Brasil.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio:
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles. O roteiro tem a participação de Jéssica Maes, que produz o episódio com Bruno Soraggi. A edição de som é de Thomé Granemann.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.